Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

França e Brasil lançam parceria bilionária na Amazônia

França e Brasil - Amazônia
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva com o presidente da França, Emmanuel Macron e o líder indígena Raoni, na Ilha do Combu. Belém, do Pará. (Imagem: Ricardo Stuckert/Presidência da República)

Em um anúncio conjunto na terça-feira (26), o presidente francês Emmanuel Macron e o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva revelaram planos para uma parceria financeira entre a Agência Francesa de Desenvolvimento e os bancos públicos brasileiros. O objetivo é mobilizar até 1 bilhão de euros, ou seja, R$ 5,4 bilhões em investimentos públicos e privados na bioeconomia da Amazônia nos próximos quatro anos.

Durante uma visita à Ilha do Combu, em Belém, no Pará, Macron e Lula revelaram o relançamento do projeto de um centro franco-brasileiro sobre biodiversidade amazônica. O Instituto, previsto em um acordo de 2008, tem como objetivo principal impulsionar pesquisas em colaboração com universidades e centros científicos. Além disso, visa promover uma coalizão de empresas para financiar suas atividades.

Portanto, os governos do Brasil e da França comprometeram-se com a aproximação dos parques amazônicos da Guiana Francesa e Montanhas do Tumucumaque. Os países querem estabelecer um corredor amazônico com mais de 7 milhões de hectares protegidos.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Outros pontos discutidos durante o encontro incluíram a necessidade de reformas nos mercados de carbono, com o compromisso de promover países que buscam se tornar emissores negativos de CO² antes da COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Belém. Macron também reiterou o apoio contínuo à proteção dos povos indígenas e comunidades locais da Amazônia.

Parcerias entre os países 

Macron estabeleceu compromissos bilaterais adicionais. Assim, destacando a importância do diálogo entre Paris e Brasília nos próximos dois anos. Isso inclui a discussão sobre a reforma da governança e o aumento do capital do Banco Mundial para financiar um “Green Deal Global” nas áreas de energia, infraestrutura e indústria, enquanto também se combate a pobreza.

Outras áreas de interesse comum abordadas incluem a necessidade de um imposto mínimo sobre altos rendimentos a nível internacional, visando combater a evasão fiscal. Houve também implementação de um amplo plano de investimento na bioeconomia para preservar as florestas e proporcionar oportunidades econômicas às populações locais.

Além disso, Macron expressou o compromisso da França em colaborar com as autoridades brasileiras para tornar operacional a ponte sobre o rio Oiapoque. A reunião também abordou questões relacionadas a refugiados e combate à pesca ilegal.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado