Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

BNDES investe em fábrica de etanol e farelo no RS

(Foto: Divulgação/Gov)

A Be8 pretende avançar no setor de biocombustíveis com um financiamento de R$ 729,7 milhões aprovado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O projeto pioneiro, localizado em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, promete marcar uma nova fase na produção de etanol e farelo a partir do processamento de cereais como trigo, triticale e milho.

BNDES fomenta bioeconomia

Desse montante, R$ 500 milhões são oriundos do Programa BNDES Mais Inovação, evidenciando o compromisso do banco com o avanço da tecnologia e sustentabilidade na indústria brasileira. A usina, flexível na produção de etanol anidro e hidratado, contará com uma capacidade anual de 209 milhões de litros, atendendo a 20% da demanda estadual e reduzindo a necessidade de importação.

Impacto ambiental e social positivo

Além de contribuir para a redução na emissão de poluentes, o projeto inclui práticas de reuso de resíduos e eliminação de efluentes líquidos, alinhando-se com as diretrizes de bioeconomia da nova política industrial do governo. A iniciativa vai gerar cerca de 220 empregos diretos na fase operacional e 700 empregos durante a implantação, com um foco especial na contratação e capacitação de mão de obra local.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Autossuficiência energética

A nova fábrica da Be8 também se destaca pela autoprodução de energia elétrica, através da cogeração a partir de biomassa, com a possibilidade de oferecer energia excedente à rede de distribuição do município. Esse aspecto reforça a visão de sustentabilidade e inovação do projeto, que busca minimizar seu impacto ambiental ao máximo.

Visões de futuro

Com base nas declarações de apoio do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, e do diretor José Luis Gordon, o projeto é apresentado como um marco para a transição energética no Brasil. Erasmo Carlos Batistella, presidente da Be8, destaca o financiamento como um reconhecimento à inovação e ao potencial de desenvolvimento tecnológico na produção de matérias-primas específicas para etanol.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado