Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Queda na procura por financiamento no Brasil

Varejo - Vitrine - Roupas - financiamento
(Imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil)

A procura por financiamento no Brasil registrou uma queda de 5% em fevereiro, revertendo o crescimento de 2% observado em janeiro, de acordo com dados do Índice Neurotech de Demanda por Crédito (INDC). O declínio marca o quinto mês consecutivo de redução na busca por crédito em comparação com o mesmo período do ano anterior, com uma queda de 13% em relação a fevereiro de 2023.

O INDC, que monitora mensalmente as solicitações de financiamento nos setores de varejo, bancos e serviços, revelou que o segmento varejista foi o principal responsável pela queda, com um declínio de 36% em relação ao mesmo período do ano passado. Por outro lado, a procura por crédito no setor de serviços apresentou um aumento de 16%, enquanto o setor bancário e outras instituições financeiras registraram um aumento modesto de 1% em comparação com o ano anterior.

Comparando com o mês anterior, apenas os bancos viram um crescimento na procura por crédito, com um aumento de 9%. No entanto, os setores de serviços e varejo sofreram quedas de 10% e 22%, respectivamente, reforçando um cenário desafiador para a economia.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Natália Heimann, head de produtos Analytics da Neurotech e responsável pelo INDC, aponta que o segmento varejista no Brasil tem enfrentado dificuldades desde 2023, o que tem impactado diretamente o comportamento dos consumidores. O fechamento de algumas grandes empresas do varejo no país tem reduzido a atividade do setor, afetando também a oferta de crédito e, consequentemente, a demanda. “Considerando o quadro econômico como um todo, a recuperação tem sido lenta”, afirma Heimann.

Para o próximo resultado do INDC, referente a março, Heimann espera algum efeito positivo da Páscoa, uma vez que é uma data em que os brasileiros têm o costume de presentear com chocolates. No entanto, ela estima que esse impacto será modesto.

Categorias 

Em relação às categorias do varejo, apenas o setor de Supermercado mostrou uma leve recuperação, com um aumento de 1% em fevereiro em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No entanto, as demais categorias registraram quedas consideráveis: Lojas de Departamento (-62%), Vestuário (-52%), Eletro/Móveis (-32%) e Outros (-8%).

Comparando com janeiro de 2024, apenas a categoria “Outros” apresentou aumento na demanda por crédito, com um aumento de 1%. Todas as outras categorias registraram resultados negativos: Vestuário (-35%), Lojas de Departamento (-32%), Supermercado (-20%) e Eletro/Móveis (-1%).

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado