Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Mercado de computadores: vendas cresceram nos últimos dois anos

Computadores - notebook
(Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O mercado de computadores, que enfrentou desafios nos últimos anos devido a turbulências econômicas globais, mostrou sinais promissores de recuperação nos primeiros três meses de 2024. De acordo com um levantamento recente da International Data Corporation (IDC), empresa de pesquisa de mercado, as vendas mundiais de PCs totalizaram 59,8 milhões de unidades. Um aumento de 1,5% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Na época, as vendas sofreram uma queda de 28,7%.

Essa recuperação é ainda mais relevante considerando que as vendas de PCs voltaram aos níveis pré-pandemia. Por exemplo, no primeiro trimestre de 2019, o comércio global de computadores atingiu 60,5 milhões de unidades.

A IDC atribui esse crescimento nas remessas globais do primeiro trimestre a vários fatores. Entre eles, uma base de comparação anual mais fraca e uma desaceleração da inflação em várias regiões, o que impulsionou a demanda por computadores pessoais nas Américas e na Europa. No entanto, a China, como a segunda maior economia do mundo, continua enfrentando desafios econômicos, o que afeta os números do setor.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Olhando para o futuro, a expectativa é de que a disponibilidade de computadores com capacidade para inteligência artificial (IA) estimule ainda mais a demanda nos próximos trimestres. Esse movimento é previsto para consolidar a recuperação do setor após um período de estagnação. Assim, impulsionado por uma onda de compras durante a pandemia, quando o trabalho remoto aumentou a necessidade de computadores pessoais.

Jitesh Ubrani, gerente de pesquisa do Worldwide Mobile Device Trackers da IDC, expressou otimismo em relação ao cenário futuro, destacando que “apesar das dificuldades na China, espera-se que a recuperação continue em 2024, à medida que novos PCs com IA cheguem às prateleiras e compradores comerciais comecem a atualizar seus equipamentos.”

Mundo

No que diz respeito às principais fabricantes, a chinesa Lenovo manteve a liderança com uma participação de mercado de 23%. A HP conquistou o segundo lugar com 20%, seguida pela Dell com 15,5%. A Apple registrou um aumento de 14,6% nas remessas no trimestre, conquistando uma participação de mercado de 8,1%.

Vendas no Brasil

O Brasil também viu um aumento nas vendas de PCs, conforme relatado por Norberto Maraschin Filho, vice-presidente de Negócios de Consumo e Mobilidade da Positivo Tecnologia. Apesar das quedas em 2022 e 2023, o mercado brasileiro está 33% superior em comparação a 2019, ano pré-pandemia.

A Positivo Tecnologia, fabricante brasileira de eletrônicos, alcançou uma participação de mercado de 12,1% no quarto trimestre de 2023. Um aumento de 0,9 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano anterior. A empresa já lançou o primeiro notebook equipado com Unidade de Processamento Neural (NPU), um tipo de microprocessador que acelera atividades de inteligência artificial.

Norberto Maraschin Filho destacou a crescente demanda por tecnologias de IA, especialmente entre as empresas que buscam melhorar a produtividade e a eficiência. Ele afirmou que a Positivo Tecnologia planeja lançar mais produtos baseados em IA este ano, em resposta a essa demanda crescente.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado