Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Petrobras retomará polêmico Comperj e deve gerar 10 mil empregos

Petrobras abre licitação para concluir refinaria no Comperj, gerando 10 mil empregos.
Petrobras retomará polêmico Comperj e deve gerar 10 mil empregos
Polo GasLub Itaboraí (Foto: Divulgação/Petrobras).

A Petrobras anunciou a retomada de investimentos no polêmico projeto Comperj, agora renomeado para GasLub, em Itaboraí, na região Metropolitana do Rio de Janeiro. A estatal lançou um processo de licitação para concluir a construção de uma refinaria e uma planta de lubrificantes, buscando diversificar a produção e gerar 10 mil empregos diretos e indiretos. O Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) foi alvo de investigações da Operação Lava-Jato, que revelou esquemas de corrupção envolvendo a Petrobras e empresas contratadas para o projeto. Propinas e superfaturamento de obras levaram a um prejuízo estimado em US$ 14 bilhões, resultando na interrupção do projeto em 2015.

A nova planta de refino terá uma capacidade de produção de 75 mil barris por dia (bpd) de diesel S-10 e 20 mil bpd de querosene de aviação tipo 1, ambos com baixo teor de enxofre. Além disso, uma planta separada irá produzir 12 mil bpd de óleos lubrificantes.

 

Em nota, Jean Paul Prates, presidente da Petrobras, declarou que a “contratação é um marco para a retomada do Polo GasLub e com ela a companhia volta a investir em um empreendimento de grande importância não só para a Petrobras, mas para o Rio de Janeiro e todo o Brasil”.

A decisão de retomar a construção reflete uma tendência de investimentos em projetos de infraestrutura por parte da Petrobras. Nos últimos meses, a estatal reativou obras na Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, e anunciou planos de reabrir a unidade de fertilizantes no Paraná e retomar a construção em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul.

 

William França, diretor de Processos Industriais e Produtos da Petrobras, afirmou que “a decisão da companhia reforça a estratégia de manter sua atuação com ativos focados na proximidade entre a oferta de óleo e gás e o mercado consumidor”. Além disso, Carlos Travassos, diretor de Engenharia, Tecnologia e Inovação, destacou a importância da modernização do parque de refino para “aumentar a produção de combustíveis e a qualidade dos lubrificantes, inserindo a Petrobras nos mais modernos padrões internacionais de produção”.

A retomada dos investimentos no GasLub, especialmente nas áreas de refino e lubrificantes, faz parte da estratégia do governo federal de revitalizar projetos capazes de gerar empregos e impulsionar a economia. Esse movimento é alinhado às diretrizes do presidente Lula, que vem pressionando a Petrobras por maior celeridade em seus empreendimentos.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas