Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Após 1T24, Espaçolaser reforça estratégias financeiras

Veja projeções da Espaçolaser. (Imagem: Divulgação/Apex Studios)
Veja projeções da Espaçolaser. (Imagem: Divulgação/Apex Studios)

A Espaçolaser conseguiu diminuir sua alavancagem para 2,3 vezes a relação dívida líquida sobre o Ebitda nos últimos 12 meses, uma melhora em comparação com o período anterior. Esse ajuste veio em um momento crucial, considerando que a empresa estava próxima de ultrapassar os covenants relacionados à segunda emissão de debêntures.

Melhoria nos resultados operacionais

O primeiro trimestre mostrou resultados promissores, com a margem Ebitda atingindo 26,9% — a melhor dos últimos dez trimestres. A CEO Magali Leite, que assumiu o cargo após ser CFO da empresa, destacou em entrevista ao NeoFeed o histórico recorde de receita bruta e a eficiência operacional alcançada através da redução de custos e despesas.

“Tivemos o recorde histórico de receita bruta da companhia, temos um programa de seis quarters apresentando ganhos de eficiência operacional, como custos, despesas e headcount”, diz a CEO.

conteúdo patrocinado

Iniciativas para redução de cancelamentos

Um dos grandes desafios enfrentados pela empresa foi a gestão de cancelamentos, que historicamente impactaram os resultados. No entanto, a Espaçolaser conseguiu reduzir esse índice para o menor nível em 18 meses, o que representa um avanço importante para a estabilidade do fluxo de receita.

Leia também:

Faturamento no setor de franquias registra crescimento em 2023

Estratégia de expansão e reperfilamento da dívida

A empresa não só administrou a dívida de forma eficaz mas também reperfilou sua dívida, uma iniciativa liderada por Magali Leite. Esse processo culminou na emissão de debêntures no valor de R$ 733 milhões, usadas para pré-pagar dívidas existentes e melhorar o prazo médio da dívida de 1,5 para 3,7 anos.

Desempenho da rede e expansão Futura

Apesar de uma queda nas vendas da rede de 2,2% em comparação anual, a receita líquida cresceu 2,7% para R$ 275 milhões, refletindo uma alta no total de franquias. No último trimestre, a empresa inaugurou nove novas franquias e planeja acelerar esse ritmo de expansão, priorizando cidades do interior.

Expansão internacional

A expansão internacional da Espaçolaser tem mostrado resultados variados, com a empresa fortalecendo sua presença na América Latina. A companhia, que já possui 854 lojas na região, tem adotado uma estratégia diferenciada para cada mercado. No Brasil, a empresa adicionou nove novas franquias no primeiro trimestre, alcançando um total de 796 lojas no país.

Em contraste, na Colômbia, após a transferência da operação para a F3L, a Espaçolaser experimentou um crescimento de 33% em suas vendas, mesmo com o fechamento de duas lojas deficitárias. A expectativa é que a expansão continue de forma mais agressiva sob a gestão do master franqueado local.

Por outro lado, na Argentina, a situação é mais desafiadora devido ao ambiente econômico adverso. Apesar da inauguração de duas novas unidades neste ano, a empresa enfrentou uma queda de 18% nas vendas.

“A gente identifica que essa queda de 18% foi atrelada, principalmente, ao cenário macroeconômico e à inflação com a desvalorização da moeda. A gente está conseguindo evoluir no país, mas os salários lá não acompanham o aumento dos preços, o que acaba levando a uma priorização da população aos gastos com necessidades básicas”, aponta Leite. “Mas os clientes continuam usando nosso produto lá, tanto que em procedimentos tivemos uma redução menor, de 6% no período.”

 

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado