Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Lucros das indústrias chinesas crescem 4% em Abril

Aumento foi impulsionado por demanda externa e políticas governamentais

Indústria Brasileira Registra Queda em 5 de 15 Regiões em Abril
(Foto: Chevanon Photography/Pexels)

Em abril, os lucros das indústrias chinesas voltaram a crescer, marcando um aumento de 4% em comparação com o mesmo mês do ano anterior. A recuperação ocorre após uma queda de 3,5% em março, conforme dados do Escritório Nacional de Estatísticas da China. Até agora, em 2024, os lucros dessas grandes empresas, com faturamento superior a US$ 2,8 milhões, aumentaram 4,3% em termos anuais.

Iniciativas Governamentais

Para fomentar a substituição de equipamentos antigos, o governo chinês anunciou, em março, um pacote de incentivos. Este pacote inclui subsídios, investimentos governamentais e novos padrões ambientais para a indústria. Além disso, há um incentivo específico para as ‘novas forças produtivas’, como indústrias emergentes de tecnologia. Segundo Yu Weining, estatístico do governo chinês, essa política de atualização está começando a mostrar seus efeitos.

Desempenho dos Setores

O setor de fabricação de equipamentos destacou-se nos primeiros quatro meses de 2024. Os fabricantes de computadores, comunicação e outros equipamentos elétricos tiveram um aumento de 76% nos lucros. Por sua vez, os fabricantes de equipamentos gerais registraram um crescimento de 6% ao ano. As empresas estrangeiras lideraram a recuperação, com um aumento de 17% nos lucros, após as perdas elevadas de 2023. Em contraste, as estatais chinesas registraram uma queda de 2,8% nos lucros no mesmo período.

Publicidade

Leia Também:

Expectativas Futuras

Apesar da recuperação observada, Yu Weining destaca que ainda há desafios a serem enfrentados. A demanda interna permanece insuficiente e o ambiente externo continua complexo. No entanto, a alta global em produtos tecnológicos, como chips, e a forte demanda externa por bens manufaturados, desde roupas até móveis, continuam a contribuir para a melhoria dos lucros das indústrias chinesas. A recuperação das empresas industriais, portanto, precisa ser ainda mais consolidada.

Os lucros das indústrias chinesas demonstram sinais positivos, impulsionados por uma combinação de demanda externa e políticas de incentivo do governo. O foco em indústrias emergentes, como tecnologia, é uma aposta do governo para fomentar um crescimento econômico sustentável a longo prazo.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado