Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

PIB dos Estados Unidos no 1º trimestre é revisado para 1,3%

Crescimento anualizado ficou abaixo da estimativa inicial

Bandeira dos EUA - Estados Unidos
Bandeira dos Estados Unidos (Imagem: Pixabay)

O Departamento de Comércio dos Estados Unidos informou nesta quinta-feira (30) que a economia do país cresceu mais lentamente no primeiro trimestre de 2024 do que o estimado anteriormente. O Produto Interno Bruto (PIB) aumentou a uma taxa anualizada de 1,3% de janeiro a março, abaixo da estimativa prévia de 1,6%.

Essa revisão para baixo do PIB seguiu-se à recente fraqueza nas leituras das vendas no varejo e dos gastos com equipamentos. A taxa de crescimento do primeiro trimestre foi mais lenta do que os 3,4% registrados nos últimos três meses de 2023.

Além disso, uma medida da inflação durante o primeiro trimestre foi ajustada de 3,4% para 3,3%. Esse foi o aumento trimestral mais rígido da pressão dos preços em um ano. Após se atenuarem durante a maior parte do ano passado, as medidas de inflação ficaram mais altas do que o esperado no início de 2024. Isso levou as autoridades do Federal Reserve a adiarem as expectativas de quando poderão fazer cortes na taxa de juros.

Publicidade

A revisão para baixo do PIB faz com que a taxa de crescimento do primeiro trimestre seja a mais fraca desde o segundo trimestre de 2022, quando a economia contraiu. A produção atual permanece abaixo da taxa de 1,8% que as autoridades do Fed consideram como potencial não inflacionário de longo prazo.

2º trimestre nos Estados Unidos

Entretanto, não se espera que o início brando do ano tenha persistido no atual segundo trimestre. A força contínua do mercado de trabalho é um dos fatores que contribuem para uma perspectiva mais otimista para o restante do ano.

Leia mais:
conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado