Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Argentina mantém superávit fiscal pelo quinto mês consecutivo

Argentina mantém superávit fiscal em maio, quinto mês consecutivo de austeridade sob Javier Milei.
Bandeira da Argentina
Bandeira da Argentina (Imagem: Píxabay)

O governo da Argentina anunciou que o país manteve em maio o superávit fiscal primário, resultado das sérias reformas implementadas pelo presidente Javier Milei para controlar a inflação elevada. Manuel Adorni, porta-voz da Presidência, divulgou a informação durante uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira (10).

Manuel Adorni destacou que, embora os dados finais sobre o saldo fiscal mensal ainda estejam pendentes, o superávit fiscal observado nos últimos meses continuou em maio. Segundo ele, isso fará com que maio seja o quinto mês consecutivo de resultados fiscais positivos.

Desde que assumiu o cargo em dezembro, Javier Milei tem culpado décadas de gastos excessivos do governo pela alta taxa de inflação, que está próxima a 300% ao ano. O presidente libertário prometeu alcançar o equilíbrio orçamentário este ano e obter um superávit primário, implementando um programa rigoroso de economia.

Leia mais:

As duras reformas adotadas pelo governo da Argentina, embora bem vistas por analistas econômicos, tiveram um impacto duro na população. As medidas levaram mais pessoas à pobreza e à falta de moradia, um reflexo dos cortes nos gastos públicos e na assistência social.

A promessa de Javier Milei de alcançar o equilíbrio orçamentário visa reduzir a inflação e estabilizar a economia do país. No entanto, essas reformas têm causado um custo social, levantando debates sobre o equilíbrio fiscal e bem-estar social.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas