Publicidade

Wall Street fecha em alta com perspectiva de cortes de juros

Retomada das Techs e otimismo com cortes de juros

Wall Street - S&P 500
(Imagem: Pixabay)
Wall Street - S&P 500
(Imagem: Pixabay)

Os principais índices de Wall Street encerraram a sexta-feira (26) em alta, impulsionados pela retomada das megacaps de tecnologia. O otimismo foi reforçado por dados de inflação dos Estados Unidos, que aumentaram as expectativas de que o Federal Reserve possa iniciar cortes na taxa de juros em breve.

Apesar dos avanços, os índices S&P 500 e Nasdaq não conseguiram recuperar totalmente as perdas das duas sessões anteriores. As bolsas de valores encerraram em baixa pela segunda semana consecutiva. Por outro lado, o Dow Jones conseguiu fechar a semana em território positivo.

O grupo conhecido como “Sete Magníficas” teve cinco de seus membros em alta, com a Meta liderando os ganhos ao subir 2,7%. As exceções foram Tesla e Alphabet, cujos resultados financeiros abaixo do esperado resultaram em uma liquidação na quarta-feira. Ambas as ações caíram 0,2%, com a Alphabet registrando o menor fechamento desde 2 de maio.

Os mercados estão agora focados nos balanços financeiros das principais empresas de tecnologia, incluindo Apple, Microsoft, Amazon.com e Meta, previstos para a próxima semana. Greg Boutle, chefe de estratégia de ações e derivativos dos EUA no BNP Paribas, destacou que os resultados dessas empresas serão decisivos para a direção futura do mercado.

A atual rotação no mercado envolve a migração de investimentos de ações de alto crescimento, cujas avaliações estão elevadas, para setores de menor desempenho, como as ações de média e baixa capitalização.

Inflação e Flexibilização Monetária

Os dados de inflação de junho nos EUA mostraram um aumento moderado nos preços, indicando um arrefecimento da inflação. Isso pode abrir caminho para que o Federal Reserve inicie uma política de cortes nas taxas de juros a partir de setembro.

As probabilidades de um corte de 25 pontos-base na reunião de setembro do Fed permanecem estáveis em cerca de 88%, conforme o índice FedWatch da CME. Os operadores continuam a esperar, em sua maioria, dois cortes nas taxas de juros até dezembro, de acordo com dados da LSEG.

 

Índices na semana em Wall Street

Na sexta-feira, todos os 11 setores do S&P 500 fecharam em alta. Os destaques foram para os setores industrial e de materiais, que registraram os melhores desempenhos.

  • S&P 500: Subiu 1,11%, fechando em 5.459,10 pontos.
  • Nasdaq: Avançou 1,03%, para 17.357,88 pontos.
  • Dow Jones: Aumentou 1,64%, encerrando em 40.589,34 pontos.

 

Na semana, o Dow Jones ganhou 0,75%, enquanto o S&P 500 caiu 0,82% e o Nasdaq recuou 2,08%.