Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Energia em SP: Ministro critica Enel e cobra resposta mais ágil

Energia em SP: 400 mil imóveis estão sem luz após temporal. Ministro anuncia força-tarefa para apoiar Enel no restabelecimento.
Energia em SP: Ministro critica Enel e cobra resposta mais ágil
(Imagem: Designed by Freepik)

Após o forte temporal que atingiu o estado de São Paulo na sexta-feira (11), mais de 400 mil imóveis permanecem sem energia até a tarde de hoje. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou uma força-tarefa que reúne concessionárias de energia de todo o país, visando ajudar a Enel a restabelecer o fornecimento de energia em SP.

Críticas ao planejamento e à modernização da Enel

Durante o pronunciamento, Alexandre Silveira foi crítico em relação à Enel, acusando a empresa de falhas na comunicação e de um planejamento inadequado. Além disso, o ministro destacou a falta de previsão no restabelecimento da energia em SP e descreveu como “grave erro” a falta de uma resposta objetiva aos moradores afetados. “A Enel tem três dias para resolver os problemas de maior volume”, enfatizou.

Leia também:

Consequências climáticas e ações do governo

O ministro ainda ressaltou que, devido aos eventos climáticos, as concessionárias precisam se preparar melhor para essas situações. Silveira afirma que o governo federal não tolerará mais a falta de planejamento em momentos como esse.

“Os concessionários precisam agir de forma preventiva e se planejar diante de eventos climáticos. Não podemos mais aceitar uma postura reativa”, destacou.

Ventos históricos e impacto da falta de energia em SP

Os ventos fortes, que chegaram a atingir mais de 107 km/h, aparecem como uma das principais causas dos danos ao sistema elétrico. O presidente da Enel, Guilherme Lencastre, declarou que, devido à intensidade dos ventos, a recuperação do serviço está sendo mais complexa do que o esperado. Lencastre também mencionou que a empresa disponibilizou 500 geradores para hospitais e estabelecimentos essenciais, além de usar helicópteros para monitorar as linhas de transmissão.

Até o momento, a Enel não informou quando o fornecimento de energia em SP será totalmente restabelecido.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas