A herança de Gene Hackman pode gerar uma grande disputa judicial. O testamento do famoso ator, encontrado morto em sua casa no dia 26 de fevereiro, foi divulgado pelo site americano TMZ, na sexta-feira (14/03). Segundo os documentos, o famoso ator deixou toda a sua fortuna, estimada em US$ 80 milhões (cerca de R$ 461 milhões), para sua esposa, Betsy Arakawa, que também faleceu. Agora, portanto, deverá haver uma batalha judicial. Entenda os motivos.
Filhos ficaram de fora da herança
Os três filhos de Hackman, Christopher, Elizabeth e Leslie, todos de seu casamento anterior com Fay Maltese, não foram incluídos no testamento. O documento foi escrito em 1995 e nunca atualizado, mesmo após uma possível reaproximação entre o ator e os filhos nos últimos anos. Dessa forma, eles podem tentar contestar a decisão na Justiça para terem direito ao patrimônio de Gene Hackman.
Como funciona a herança nos EUA e no Brasil?
Nos Estados Unidos, uma pessoa pode deixar sua herança para quem quiser, sem obrigação de incluir filhos ou outros herdeiros. Isso é diferente do Brasil, onde parte dos bens deve ser destinada aos herdeiros diretos. No entanto, nos EUA, filhos excluídos podem contestar o testamento se provarem que houve fraude, influência indevida ou que o testador não estava em pleno uso de suas faculdades mentais.
Em 2024, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) permitiu que inventários, partilhas de bens e divórcios consensuais sejam realizados em cartórios no Brasil, mesmo nos casos que envolvem herdeiros menores de idade ou pessoas legalmente incapazes.
O que pode acontecer com a herança de Gene Hackman?
A herança de Gene Hackman pode não ficar com a família. Isso porque sua esposa, Betsy Arakawa, morreu alguns dias antes dele, em 11 de fevereiro, vítima de uma doença pulmonar. Se a herança voltasse legalmente para Hackman após a morte de Betsy, os filhos poderiam tentar reivindicar parte do valor. Entretanto, há um detalhe importante: o testamento de Betsy dizia que, se ela e o marido morressem com menos de 90 dias de diferença, toda a fortuna deveria ser doada para instituições de caridade. Dessa maneira, isso pode levar a uma longa disputa judicial. Um caso semelhante no Brasil foi o do ator Ney Latorraca, que destinou seu patrimônio a instituições sociais de apoio a artistas.
Veja no vídeo questionamentos sobre a validade do testamento com a herança de Gene Hackman:
As causas das mortes
Betsy Arakawa morreu em 11 de fevereiro por uma síndrome pulmonar causada por hantavírus, doença transmitida por ratos infectados. Sem tratamento, essa infecção pode levar à morte em menos de 48 horas.
Confira no vídeo do Good Morning America: as autoridades revelaram que a esposa do ator Gene Hackman, Betsy Arakawa, ligou para um serviço médico de concierge em 12 de fevereiro:
Por outro lado, Gene Hackman morreu cerca de uma semana depois, no dia 18 de fevereiro, por complicações de arterosclerose e hipertensão. Além disso, ele sofria de Alzheimer em estágio avançado e pode ter ficado sozinho em casa por vários dias após a morte da esposa. O casal foi encontrado morto em sua mansão em Santa Fe, Califórnia, no dia 26 de fevereiro.
E agora, como fica a herança de Gene Hackman?
O futuro da herança de Gene Hackman ainda não está definido. Se o testamento de Betsy for considerado válido, toda a fortuna pode ser destinada a caridade. Caso contrário, os filhos do ator podem disputar os bens na Justiça. Portanto, a decisão final sobre a herança de Gene Hackman dependerá do processo legal nos tribunais americanos.