Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Um Olhar Sobre as Profissões com Roberto Marinho

Neste domingo, 12 de dezembro, o quadro Um Olhar Sobre as Profissões entrevista Roberto Marinho, engenheiro civil, presidente da RMA2 Engenharia, empresa que atua em construção habitacionais, comerciais e industriais, gerenciamento e acompanhamento de obras, avaliação de imóveis, perícias técnicas, inspeções prediais e serviços de engenharia. Com 30 anos de atuação no mercado, o empreendedor possui experiência no gerenciamento de contratos, administração de empresas, comércio exterior e relações internacionais.

Confira a entrevista concedida ao Economic News Brasil:

Você é formado em Engenharia. Informe qual Engenharia e por que escolheu essa área de atuação.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

R: Engenharia Civil. Desde cedo me interessei pelo assunto, no Colégio Lourenço Filho, onde estudei, existia as disciplinas técnicas no currículo e fiz Edificações. Meu Pai trabalhava na Construtora Marquise e eu andava bastante lá, daí o gosto e a escolha. Tanto que meu primeiro estágio foi na Marquise e já no terceiro semestre da Engenharia.

Quais os maiores desafios de empreender, levando em consideração as instabilidades do mercado?

R: Entendo que empreender é um desejo de muitos e um grande desafio, especialmente no nosso país que pouco incentiva e treina o empreendedor. Temos dificuldade de planejar, não aprendemos na escola noções de planejamento, finanças, tributos, marketing… isso potencializa os obstáculos e aumenta o desafio. Mas, muitos vencem!

Qual é a importância da sua área de atuação para a economia do país?

R: A Engenharia, seja na Construção Civil, Energias Renováveis, diversos serviços como Avaliação de Imóveis, Vistorias Técnicas, Perícias entre outras tantas, está diretamente relacionada à Economia dos Países. Geram empregos, movimentam a economia. É muito capilar pois vai dos Operários, Técnicos, Engenheiros, Construtoras, Imobiliárias, Comércio, Bancos, enfim é uma cadeia gigante que faz girar a roda do desenvolvimento.

A sua empresa atua na construção e revitalização de residências e prédios. Como é, para você, transformar o sonho das pessoas em realidade?

R: É muito satisfatório ver que o investimento das pessoas, a poupança, os sonhos se materializam quando entregamos uma obra, seja uma construção nova ou a revitalização.
Atualmente estamos também atuando no segmento de Inspeção Predial com as vistorias e com as obras necessárias e assim, podemos devolver a segurança e estabilidade de uma edificação que apresentava problemas e depois da recuperação, volta a ter as características estruturais da concepção do projeto.

A energia solar tem sido um viés de atuação da sua empresa. Comente sobre essa fonte de energia e os benefícios que ela traz para os consumidores.

R: Sim, a Energia Solar é uma realidade e um futuro, já que ainda temos poucas usinas solares instaladas. Para além do beneficio da sustentabilidade com uma fonte de energia renovável e não poluidora, temos uma expressiva economia de cerca de 95% no valor da conta paga antes da Usina Solar. Estamos com parcerias fortes e fazendo a integração entre clientes, concessionária, bancos para o financiamento, indústrias e com isso podemos atender o cliente desde a prospecção de venda até o pós-venda , agindo nas interfaces do projeto e tornando o custo benefício muito mais atrativo, sem dúvidas, sem “letras miúdas”, sem pegadinhas. Além da economia diretamente na conta, a energia produzida e não consumida, fica à disposição por até 5 anos, para usar quando consumir mais que produzir e tudo isso automaticamente.

Qual conselho você dá para os jovens engenheiros que pretendem investir no empreendedorismo?

R: Estudar o setor, procurar o máximo de informações, conversar com empreendedores de áreas afins, estagiar ou trabalhar em empresas do segmento, mas sempre com ética e jogo aberto. Quem sabe não se torna parceiro desta empresa e assim decolar mais rápido? O Empreendedor deve estar antenado no mercado, na digitalização, na Internet das coisas e se atualizar sempre!

Existe alguma história sua interessante durante os anos de experiência da profissão, algo peculiar ou memorável que queira compartilhar com os leitores do ENB?

R: Certa vez, eu estava querendo ir aos Estados Unidos ficar uma temporada estudando os métodos construtivos de lá, o que poderia adaptar aqui e iniciar um novo negócio. Como fonte de renda para me manter lá pensei em representar uma indústria de Granitos do Ceará e fui em busca, depois de várias reuniões com o CEO da empresa, fui contratado para fazer uma reestruturação na empresa e acabei ficando. Foi uma experiência fantástica, resultado muito bom até que apareceu um interesse enorme pelo Comércio Exterior, por conta do que desenvolvemos na Empresa de Granitos, aí parti pra o COMEX e lá fiquei por longos 14 anos até retornar pra Engenharia.

Aproveito pra lembrar que o Engenheiro é por natureza um administrador de obras e de negócios, está na grade curricular e nas atividades. Com o raciocínio lógico, é instado o tempo todo a tomar decisões e isso faz com que o leque de oportunidades cresça.

Quais foram suas principais conquistas nos últimos anos? Quais os projetos em andamento?

R: Nos últimos anos conseguimos restaurar e devolver a estabilidade a 4 prédios em Fortaleza, melhorando a qualidade de vida das pessoas. Também instalamos diversas usinas solares e nos preparamos para um crescimento considerável ano que vem.

Onde você vê a sua empresa a curto, médio e longo prazo? Tem projetos ousados para o futuro?

R: Tenho foco no TOP 10 empresas de Energia Solar ano que vem, no TOP 5 no ano seguinte e em menos de 3 anos na liderança no Estado do Ceará, para Usinas Solares Residenciais e Comerciais. Na Construção queremos continuar a Restaurar Estruturas de Edifícios e partir também pra restauração de imóveis antigos, para devolver ao Estado prédios magníficos que hoje estão abandonados e em estado de degradação.

Como resumiria sua trajetória profissional em uma frase?

R: Sem medo de Empreender e buscar a realização profissional

Quer deixar alguma mensagem para os leitores do ENB?

R: Tem um sonho? Vá atrás, mas se prepare com conhecimento, financeiramente, tecnicamente. Não se desespere, não meta os pés pelas mãos, mas não paralise ante às dificuldades. Nosso país é hostil aos empreendedores, mas com determinação isso conta a seu favor, pois será imbatível. Se prepare e Vá a luta!!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado