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Impacto da reformulação da privacidade no iOS nas empresas de tecnologia

O sistema também passou a exigir o consentimento dos usuários sobre o rastreamento de dados. Foto Getty Imagens

Na semana passada, diante da queda nas ações da Meta, atribuída em grande parte aos prejuízos da divisão responsável pelo metaverso, surgiu um novo tópico nas discussões sobre o desempenho das empresas de tecnologia: a reformulação da privacidade no iOS.

Mudanças que Sacudiram o Setor

Em 26 de abril de 2021, a Apple introduziu o App Tracking Transparency (ATT) no iOS14.5, um recurso de privacidade que passou a solicitar permissão aos usuários para que os aplicativos pudessem continuar rastreando suas atividades. Os usuários começaram a receber notificações sempre que um aplicativo em seus dispositivos acessava informações.

O sistema também passou a exigir a aprovação dos usuários para o rastreamento de dados. Segundo um estudo da AppsFlyer, 62% dos usuários do iPhone em todo o mundo optaram por não permitir o rastreamento, afetando diretamente a capacidade de segmentação de anúncios e a receita vital para várias empresas de tecnologia, incluindo o Facebook.

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Impacto Financeiro

De acordo com o Markets Insider, desde a implementação da atualização de privacidade no final de abril de 2021, as quatro empresas mencionadas perderam um valor de mercado combinado de cerca de R$ 1,4 trilhão (US$ 278 bilhões).

O pedido de consentimento trouxe uma mudança significativa para toda a indústria de aplicativos móveis. Marlon Luft, diretor de marketing da AppsFlyer para a América Latina, explicou que “por ser uma ferramenta opcional e simples para obter a permissão do usuário, os aplicativos podem optar por não apresentá-la. Seis meses após o lançamento do iOS14.5, quase 65% dos aplicativos implementaram esse recurso, e esse número deve aumentar para 75% no próximo ano.”

Queda nas Ações e Perda de Receitas

Em 3 de fevereiro, as ações da Meta caíram 22%, enquanto as da Snap recuaram 18%, as do Twitter diminuíram 8% e as do Pinterest declinaram 11%. A nova política do sistema de privacidade no iOS teve um impacto direto nas receitas de publicidade das gigantes de tecnologia, com a empresa proprietária do Facebook relatando uma perda de R$ 53 bilhões em receitas de publicidade no ano passado devido a essa mudança.

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