Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Produtividade do trabalho tem queda em 2022 apesar do avanço do emprego formal

(Foto: Portal FGV)

A produtividade do trabalho teve queda em 2022, mesmo com o avanço do emprego formal, o que reforça a percepção de que os ganhos de eficiência na pandemia resultaram de fatores específicos e temporários. As perspectivas para 2023 não são animadoras e pode haver nova contração.

Segundo o FGV Ibre, a produtividade do trabalho, calculada pela comparação do valor adicionado com as horas efetivamente trabalhadas, caiu 4,5% em 2022, após uma retração de 7,9% em 2021. Em 2020, primeiro ano da pandemia, o indicador teve um salto de 12,7%, número que contrastou com a tendência de queda média de 0,3% de 2014 a 2019.

O valor adicionado, que é uma variável próxima ao PIB, mas que exclui impostos e subsídios, cresceu 3% em 2022, enquanto as horas efetivas subiram 7,9%. Esse indicador reflete melhor os impactos da pandemia, que derrubaram bruscamente as horas de trabalho em 2020. Com o progressivo relaxamento das medidas de isolamento para combater a covid, as horas trabalhadas se recuperaram com força. E, como a crise sanitária também afetou mais as categorias menos produtivas e trabalhadores menos qualificados, a produtividade subiu em 2020.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Porém, em 2021 e 2022, conforme os setores se recuperaram e os trabalhadores voltaram ao mercado, o indicador não só caiu ante 2020 como está abaixo do pré-pandemia. Ao longo de 2022, o mercado de trabalho foi sustentado pelo emprego formal. Como o trabalhador formal tende a ser mais produtivo que o informal, seria esperado um aumento de produtividade, o que não ocorreu. Uma explicação é que o setor formal está sendo puxado pelo trabalhador por conta própria, com CNPJ, muitas vezes um microempreendedor individual (MEI).

Para 2023, a probabilidade maior é de nova queda na produtividade. Quem está mais otimista com o PIB vê mais emprego, diz Silvia Matos, do FGV Ibre. “A característica não muda muito. É muito mais emprego do que PIB.”

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado