Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Luto no Agronegócio: Ex-Ministro Alysson Paolinelli Falece

Foto: Ex-Ministro Alysson Paolinelli

São Paulo – O mundo do agronegócio foi surpreendido com a triste notícia do falecimento do ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli (foto) na manhã de hoje, 29 de junho. A Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) expressou seu profundo pesar pela perda desse ícone que foi fundamental na revolução da agricultura brasileira.

Conhecido como o pai da transformação do Brasil de um país importador de alimentos para um dos maiores exportadores mundiais, Paolinelli foi uma figura central no desenvolvimento do agronegócio brasileiro. Como engenheiro agrônomo, ele desempenhou um papel significativo na promoção de um modelo de agricultura tropical sustentável.

Além de sua carreira profissional como agrônomo, Paolinelli foi um político destacado. Ele foi um ferrenho defensor do agronegócio moderno e competitivo, e serviu como deputado federal na Assembleia Nacional Constituinte de 1987.

Publicidade

Um dos legados mais notáveis de Paolinelli foi seu papel como ministro da Agricultura, durante o qual ele foi a força motriz por trás da modernização da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Sua contribuição foi fundamental no desenvolvimento do cerrado brasileiro, o que foi crucial para o Brasil emergir como uma potência agroalimentar.

Paolinelli também teve uma contribuição significativa no comando de uma importante entidade setorial, a Confederação Nacional da Agricultura (CNA).

Em reconhecimento à sua contribuição sem precedentes para o agronegócio brasileiro, ele foi homenageado com o Prêmio Ney Bittencourt de Araújo – Personalidade do Agronegócio no 5º Congresso Brasileiro do Agronegócio, realizado pela ABAG em 2006. Notavelmente, Paolinelli também foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 2021.

A Associação Brasileira Produtores de Milho (ABRAMILHO), da qual Paolinelli era presidente-executivo, juntamente com o resto do país, lamenta esta enorme perda.

O Presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), Luiz Carlos Corrêa Carvalho, expressou seus sinceros sentimentos à família, amigos e colegas de Alysson Paolinelli.

A contribuição de Alysson Paolinelli para o agronegócio e o país permanecerá como um legado inspirador para as futuras gerações.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado