A renomada rede de varejo de moda H&M anunciou que pretende estabelecer operações no Brasil, tanto com lojas físicas quanto na plataforma online, até o ano de 2025. Essa iniciativa faz parte do projeto de expansão da empresa na América Latina. Os contatos com empreendimentos locais já começaram este ano.
A equipe de expansão da H&M tem mantido contato com a Aliansce Sonae BR Malls, a maior companhia do setor no Brasil, e com a Multiplan nos últimos meses, segundo informações divulgadas pelo jornal Valor Econômico.
As negociações estão em andamento e já foi assinado um acordo para identificação e seleção dos primeiros pontos de venda. O contrato exige confidencialidade em relação ao interesse da H&M no país.
Na Aliansce, pelo menos seis grandes lojas estão em negociação. Já na Multiplan, a H&M busca espaços de maior metragem, como no Morumbi Shopping e no Anália Franco, ambos em São Paulo, e no Barra Shopping, no Rio de Janeiro – todos esses empreendimentos são líderes em vendas. Ainda não houve o fechamento dos espaços em ambas as empresas.
A intenção da H&M é atender a classe média brasileira, oferecendo roupas de qualidade com “o melhor preço possível” – uma diretriz global do grupo – enquanto mantém a imagem de marca, de acordo com fontes próximas às negociações.
A H&M adota faixas de preços mais acessíveis para produtos básicos, porém um pouco mais elevados para coleções com apelo “fashion”. A pesada estrutura de custos com impostos e mão de obra no Brasil pode levar a empresa a escolher entre posicionar sua marca um degrau acima em termos de preços em relação à política no exterior ou manter uma estratégia mais agressiva subsidiando a operação, como outras redes já fizeram no passado.
A varejista sueca abriu sua primeira unidade no mercado latino-americano no México, em 2012, e atualmente está presente também no Peru, Uruguai, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, Panamá e Costa Rica.