Logo-Noticias-de-valor-em-negrito-1 fundo transparente 01
Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
X
Publicidade
X
Publicidade

Mitsui expande presença em distribuidoras de gás no Nordeste

Reorganização societária na Copergás impulsiona expansão da Mitsui

nordeste gás distribuidora mitsui
(Foto: Mitsui Gás/Divulgação)
nordeste gás distribuidora mitsui
(Foto: Mitsui Gás/Divulgação)

A Mitsui Gás e Energia do Brasil está consolidando sua presença nas distribuidoras de gás do Nordeste, marcando uma mudança significativa na reestruturação societária da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás). A saída da Petrobras, seguida pela venda de suas ações à Commit Gás e a subsequente retirada desta última, abriram espaço para a expansão da Mitsui.

Reestruturação societária na Copergás

Anteriormente, a Copergás, empresa de economia mista, tinha como sócios o estado de Pernambuco, com 51% das ações, a Commit Gás e a Mitsui Gás, ambas com 24,5%. Agora, a empresa viu uma alteração em seus sócios. Pernambuco agora detém 56% das ações ordinárias, enquanto a Mitsui assume 44%. Essa mudança ocorre devido à saída da Petrobras da Copergás e de outras empresas, por meio da Gaspetro. A estatal vendeu suas ações para a Commit Gás, do Grupo Cosan, que agora também deixará a sociedade.

Assim, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti, comentou o assunto em entrevista à Rádio Jornal. “O grupo Commit/Cosan está saindo do negócio e é obrigado a ofertar a participação dele aos outros sócios, no caso o governo de Pernambuco e a Mitsui. […] O que está ocorrendo é um movimento natural da sociedade de qualquer companhia desse porte e com esse nível de governança. […] gerou, talvez algum nível de especulação e de temor, e do que eu tenho classificado também de zelo, por parte dos agentes públicos e privados, que estão envolvidos na vida da Copergás”.

Desafios regulatórios no Ceará

No Ceará, no entanto, a Mitsui enfrenta desafios regulatórios com a imposição de limites à participação estrangeira na Cegás. A legislação, aprovada em novembro, estabelece um teto de 40%, impactando as operações da Mitsui em uma das cinco distribuidoras em seu radar.

Mitsui no Cenário Nacional

Apesar dos obstáculos, a Mitsui, acionista em várias Companhias de Distribuição Local (CDLs), mantém-se relevante no mercado nacional de gás, ocupando o segundo lugar no market share, com 21% do volume distribuído e cerca de 210.000 clientes atendidos. Sua

Em meio às transformações e desafios, a Mitsui reafirma seu interesse e direito de preferência na aquisição de ativos, conforme acordo com a Compass. A empresa mantém sua busca por expandir sua presença nas distribuidoras de gás do Nordeste.

M Dias Brancoconteúdo patrocinado