Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Colheita de grãos: projeção aponta desafios para a temporada 2023/24 no Brasil

Imagem: Pexels

A consultoria Cogo divulgou estimativas para a safra de grãos do Brasil na temporada 2023/24, projetando uma colheita de 312,8 milhões de toneladas. No entanto, esse número representa um recuo de 2,19% em relação ao recorde de 319,8 milhões de toneladas alcançado na temporada anterior (2022/23). Além disso, a projeção também está 1,32% abaixo da estimativa de dezembro, que apontava para uma colheita de 317 milhões de toneladas. Essa revisão para baixo é atribuída a desafios climáticos enfrentados durante o plantio e o crescimento das culturas.

A área de plantio de soja cresceu 1,1 milhão de hectares (2,6%), na temporada 2023/24, a, mas com expansão menor em comparação com as três safras anteriores, de acordo com a consultoria. O Brasil enfrentou variações climáticas, com chuvas excessivas no Sul e déficit hídrico no Centro-Oeste, Pará e Matopiba. A última correspondendo à região do cerrado nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, impactando o plantio.

A consultoria Cogo identificou a necessidade de replantar 650 mil hectares nas regiões do Centro-Oeste, Matopiba e Minas Gerais, com casos pontuais de abandono de áreas devido a opções alternativas, como o cultivo de algodão. Apesar dos desafios, a análise da Cogo sugere a expectativa de chuvas consideráveis entre janeiro e março, que deve beneficiar as lavouras no Brasil.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado