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Construção de ponte binacional entre Brasil e Bolívia

Projeto da ponte binacional
Obra de arte especial vai ligar as cidades de Guajará–Mirim, em Rondônia, e Guayaramerín, na Bolívia / Divulgação Dnit - Ponte Binacional

O Ministério dos Transportes planeja iniciar as obras da Ponte Internacional de Guajará-Mirim, que ligará Rondônia à Bolívia, este ano. Esse projeto histórico faz parte do Tratado de Petrópolis de 1903, que marcou a compra do Acre pelo Brasil. A ponte é considerada essencial para a integração regional, e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) a inclui em seus projetos.

A construção da Ponte Binacional conectará Guajará-Mirim (RO) e Guayaramerín, na Bolívia, sobre o Rio Mamoré. Com 1,22 km de extensão e 17,3 metros de largura, o projeto está estimado em R$ 430 milhões e terá um prazo de execução de 36 meses. A empresa será responsável pelos projetos básicos e executivos, através da licitação realizada pelo Regime Integrado Diferenciado de Contratação (RIDC).

A construção da ponte abre uma rota vital para o transporte, gerando até 4,3 mil empregos e criando uma nova saída para o Oceano Pacífico, ampliando as opções de exportação. Por outro lado, para a Bolívia, representa o cumprimento dos acordos estabelecidos no Tratado de Petrópolis e o acesso ao Oceano Atlântico por território brasileiro.

Tratado de Petrópolis:

O Tratado de Petrópolis, assinado em 1903, resultou na transferência do território do Acre do Brasil para a Bolívia, em troca de terras na foz do rio Abuña e na bacia do rio Paraguai, bem como uma compensação monetária de 2 milhões de libras esterlinas. O tratado também estabeleceu acordos de navegação e alfândegas em várias cidades ao longo da fronteira. Além disso, o Brasil construiu uma linha de caminho de ferro para conectar o rio Madeira ao rio Mamoré, como parte do acordo. Esse tratado também teve impacto nos limites de fronteira com o Peru.

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