Sebrae Rio lança manual para apoiar negócios afetados por chuvas

Sebrae manual negócios afetados por chuvas
(Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil).

O Manual de Boas Práticas para Situações de Emergência e Estado de Calamidade Pública, uma iniciativa do Sebrae Rio, oferece um caminho para micro e pequenos empresários que enfrentam desafios devido a eventos climáticos. Esta ação ocorre em um contexto onde, somente na região da Baixada Fluminense e na capital, existem mais de meio milhão de microempreendedores e dezenas de milhares de pequenas empresas.

O Sebrae Rio, em resposta às recentes inundações que atingiram a área, concentra seus esforços para auxiliar os negócios locais a se recuperarem. Juliana Lohmann, analista de Políticas Públicas da organização, destaca a dupla abordagem do manual: apoio direto aos empresários e colaboração com o poder público. Este suporte é vital, especialmente para atividades predominantes como cabeleireiros, comércio varejista de roupas e lanchonetes, cujos proprietários podem ter perdido equipamentos essenciais.

A necessidade de uma resposta coordenada é reforçada por Tito Ryff, gerente de Políticas Públicas do Sebrae Rio. Ele salienta a importância da atuação conjunta das autoridades públicas e serviços municipais para acelerar a recuperação dos negócios afetados. O manual propõe medidas como a prorrogação de tributos e alterações no calendário de pagamentos de impostos municipais, ações estas que podem oferecer um alívio financeiro significativo para os empreendedores.

Além de focar nas empresas, o Sebrae Rio também dialoga com as prefeituras. A fim de garantir que as medidas de apoio abranjam tanto as pessoas físicas quanto jurídicas afetadas pelas chuvas. Com exemplos de iniciativas bem-sucedidas de outros estados, o manual busca inspirar ações efetivas que minimizem o impacto dos desastres climáticos sobre os CNPJs.

Em resumo, a iniciativa do Sebrae Rio representa um passo fundamental para a recuperação econômica dos atingido pelas chuvas. Além disso, ela contribui para a manutenção de empregos e estabilidade econômica em tempos adversos.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado