Número de usuários de planos de saúde passa de 51 milhões

usuários de planos de saúde
(Foto: cottonbro studio/Pexels).

Levantamento da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) revelou que, em dezembro de 2023, o número de usuários de planos de saúde ultrapassou 51 milhões, atingindo 51.081.018. Paralelamente, os planos exclusivamente odontológicos alcançaram 32.668.175 beneficiários. O setor atualmente inclui 680 operadoras médico-hospitalares ativas e 238 operadoras odontológicas.

Conforme aponta a ANS, no último ano, os planos médico-hospitalares viram um aumento de 957.197 beneficiários. Comparando dezembro de 2023 com novembro do mesmo ano, houve um acréscimo de 150.118 usuários. Os planos odontológicos, por sua vez, tiveram um crescimento ainda mais expressivo: 2.469.502 novos beneficiários em um ano e 287.751 apenas no último mês do ano.

Crescimento por faixa etária e região

O aumento de beneficiários foi observado em 26 unidades federativas para planos médico-hospitalares, com São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro liderando em números absolutos. No segmento odontológico, também houve crescimento em 26 estados. Com destaque para São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Além disso, a faixa etária de 45 a 49 anos registrou o maior aumento, com 240.716 novos beneficiários em assistência médica e 281.144 em planos odontológicos.

Indicadores econômicos positivos

Maurício Nunes, diretor da ANS, relacionou o aumento no setor de saúde com o crescimento econômico. “Esse crescimento no número de beneficiários de planos de saúde acompanha um movimento de aquecimento da economia do país, já que dados preliminares apontam para um crescimento do PIB (Produto Interno Bruto, soma de todos os bens e serviços produzidos) do Brasil na casa dos 3%, em 2023”, ressaltou o diretor de Desenvolvimento Setorial da ANS, Maurício Nunes.

A ANS enfatiza que esses números são preliminares e podem sofrer alterações com as revisões mensais realizadas pelas operadoras. De acordo com a ANS, esse crescimento reflete uma melhoria na economia e um aumento na procura por planos de saúde e odontológicos. Especialmente na faixa de 45 a 49 anos, indicando uma maior conscientização da população sobre a importância da saúde e do bem-estar.

Confira também:

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado