IPCA-15 registra aumento de 0,31% em janeiro

Copom
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Em janeiro, o IPCA-15, considerado uma prévia da inflação oficial do Brasil, apresentou um aumento de 0,31%. Este resultado, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última sexta-feira (26), indica uma desaceleração na tendência de alta que vinha sendo observada desde outubro. Surpreendentemente, o índice ficou abaixo da previsão de 0,47% estabelecida pelo consenso da London Stock Exchange Group (LSEG).

Variação Anual do IPCA-15 e Expectativas do Mercado

No acumulado dos últimos 12 meses, o IPCA-15 registrou uma variação de 4,47%, um valor inferior aos 4,72% observados até dezembro. Esta leitura também ficou abaixo da expectativa dos analistas, que previam uma inflação acumulada de 4,63%.

Evolução Mensal Anterior do IPCA-15

Antes da desaceleração em janeiro, o IPCA-15 vinha apresentando uma sequência de acelerações desde outubro. No referido mês, o índice havia registrado um aumento de 0,21%, seguido por 0,33% em novembro e 0,40% em dezembro, demonstrando uma tendência crescente que foi interrompida no primeiro mês do ano.

Análise dos Grupos de Produtos e Serviços

Dentre os nove grupos de produtos e serviços pesquisados pelo IBGE, sete tiveram alta em janeiro. O destaque foi para o grupo de Alimentação e Bebidas, que apresentou a maior variação com 1,53%, e também o maior impacto no índice, contribuindo com 0,32 pontos percentuais. Este aumento significativo no grupo de Alimentação e Bebidas é um fator notável na composição do IPCA-15 de janeiro.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado