A Nasa anunciou na quinta-feira (25) que o helicóptero Ingenuity, pioneiro em Marte, encerrará sua missão após completar 72 voos bem-sucedidos sobre o planeta vermelho.
Bill Nelson, administrador da Nasa, que é a agência espacial norte-americana, fez o anúncio. O motivo para o fim das atividades é que, em seu último voo, realizado em 18 de janeiro, imagens mostraram danos nas hélices rotativas, tornando impossível que o helicóptero voasse novamente.
O acidente ocorreu durante um voo vertical curto planejado pela equipe do Ingenuity para determinar sua localização após um pouso de emergência anterior, em 6 de janeiro. A aeronave atingiu uma altura de 12 metros conforme planejado. Entretanto, durante a descida, a apenas um metro da superfície, perdeu contato com o rover, que atuava como retransmissor de comunicações. No dia seguinte, a comunicação restabeleceu-se, e imagens enviadas à Terra confirmaram os danos nas hélices rotativas.
Bill Nelson fez o anúncio da aposentadoria do Ingenuity em um vídeo nas redes sociais. Ele descreveu o helicóptero como o “pequeno helicóptero que podia” e destacou seu papel pioneiro na aviação interplanetária. Nelson afirmou: “O Ingenuity preparou o caminho para voos futuros em nosso sistema solar e está liderando o caminho para missões humanas mais inteligentes e seguras para Marte e além.”
O primeiro voo do Ingenuity ocorreu em 19 de abril de 2021, marcando um momento histórico na aviação interplanetária. Assim, foram 72 voos bem-sucedidos, o helicóptero deu uma contribuição valiosa para a exploração de Marte e inspirou futuras missões espaciais.