Aos 31 anos, Paula Mesquita fundou o Colado.Art, um estúdio dedicado à arte brasileira de lambe-lambe, inspirada por uma necessidade pessoal de decorar de forma única e acessível. Formada em engenharia civil e filha de uma artista e um engenheiro, Paula encontrou no empreendedorismo uma forma de unir suas paixões por arte e inovação. A decisão de mudar de carreira veio após perceber as limitações dos papéis de parede tradicionais e o potencial dos lambes como alternativa prática e estética.
Crescimento financeiro da Colado.Art
Inicialmente, Paula usou xilogravuras para decorar sua própria casa, uma abordagem que rapidamente ganhou a atenção de amigos e familiares. Motivada pelo interesse, ela decidiu lançar a Colado.Art em São Paulo, expandindo rapidamente o negócio com vendas iniciais que transformaram um projeto pessoal em uma empresa lucrativa de e-commerce, que oferece lambe-lambes com designs originais.
Mesquita projeta uma receita anual de R$ 1 milhão nos próximos três anos. Essa estimativa é baseada em um crescimento constante do interesse e da demanda por decoração de interiores.
Estratégias de expansão e lucro
Inicialmente, a empresa tinha um faturamento mensal de R$ 5 mil, mas após uma revisão completa do modelo de negócios, experimentou um crescimento de 500% no final do primeiro ano.
“Por um tempo, estava difícil crescer, e banquei a empresa do meu bolso. Depois que um sócio saiu da empresa, decidi reformular tudo. Refiz o modelo de negócio, revi a precificação, refiz o site e decidi ‘startar’ a empresa de novo em São Paulo”, enfatiza Mesquita, que até o início de 2023 operava o negócio em Belo Horizonte (MG). Com o aporte recente de R$ 250 mil obtido através de bancos e plataformas de incentivo, a Colado.Art se posiciona para capitalizar em tendências emergentes de decoração de interiores.
Leia também:
Diversificação de mercado
Inicialmente focada no mercado direto ao consumidor (B2C), a empresa está agora se organizando para expandir suas vendas para empresas (B2B). Essa transição visa garantir a recorrência de vendas e fortalecer a presença no mercado de decoração. Além disso, Mesquita menciona que parcerias com escritórios de arquitetura e vendas em atacado são algumas das abordagens que estão sendo exploradas para alcançar esse objetivo.
Investimento e retorno
Além de se preparar para uma nova rodada de financiamento entre novembro e dezembro deste ano, com a participação de investidores-anjo, a empresa planeja iniciar a comercialização em lojas físicas parceiras. Essas movimentações são parte de um esforço para ampliar a visibilidade e o alcance da empresa, aumentando assim seu volume de vendas e o crescimento financeiro da Colado.Art.
“A ideia por trás da Colado.Art é permitir que as pessoas saiam do básico e tragam identidade e personalidade para o lar”, finaliza a empresária.