Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Conscientização sobre saúde mental – por Dra. Fernanda Ribeiro Batista

Dra. Fernanda Ribeiro Batista (Foto: Divulgação/Sesc)

O Janeiro Branco é uma campanha que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da saúde mental e emocional. A campanha foi criada em 2014 por psicólogos brasileiros de Uberlândia, Minas Gerais, e desde então tem se expandido por todo o Brasil e outros países, ganhando cada vez mais visibilidade e adesão.

A campanha tem como objetivos principais conscientizar sobre a importância da saúde mental e quebrar tabus relacionados ao assunto que podem dificultar a busca por ajuda profissional e o tratamento adequado. Através de ações de conscientização e informação busca promover a aceitação e a procura por ajuda profissional para quem sofre com transtornos mentais e emocionais.

A saúde mental é um aspecto fundamental da vida, tendo tanta importância quanto a saúde física. A falta de cuidado com a saúde mental pode ter consequências graves na vida individual e na sociedade como um todo, podendo afetar a qualidade de vida das pessoas, o desempenho no trabalho e nos estudos, os relacionamentos interpessoais e a própria saúde física. Por isso, é fundamental que as pessoas se conscientizem sobre a importância de cuidar da saúde mental e emocional e procurem ajuda quando necessário.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
(Foto: Jr Panela)

Como parte de um projeto da Gerência de Recursos Humanos e Diretoria Operacional, as Unidades do Sesc/Senac participaram ativamente da campanha do Janeiro Branco de 2024. Com a temática “Equilíbrio para a vida fluir melhor”, através do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), CIPAAs (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Assédio) e Brigada de Emergência das unidades, essas unidades atuaram realizando eventos e atividades de conscientização sobre a importância da saúde mental e do equilíbrio emocional. Foi realizada roda de conversa com transmissão online para todas as unidades do Sesc/Senac, com a participação de mais de 450 colaboradores, além de blitze educativa setorial nas unidades Sesc/Senac.

Há muitos desafios a serem enfrentados para que essa conscientização se torne uma realidade efetiva, porém, as campanhas como o Janeiro Branco são fundamentais para quebrar o estigma em torno da saúde mental e incentivar as pessoas a cuidarem de si mesmas. É preciso que haja um esforço conjunto da sociedade, dos profissionais de saúde e das autoridades em oferecer informações e recursos para quem precisa de ajuda e garantir que a saúde mental seja tratada com a seriedade e a importância que merece.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado