Um levantamento recente realizado pela Scanntech, empresa especializada em dados para o varejo e a indústria, revelou que os preços dos produtos típicos do tradicional almoço de Páscoa apresentaram um aumento. Assim, ultrapassaram os 40% em relação ao ano anterior.
De acordo com os dados obtidos, a média de uma cesta contendo 16 itens essenciais para a celebração pascal registrou um aumento de 8,84% em comparação com o mesmo período do ano passado. A alta é superior à taxa de inflação de alimentos, que foi de apenas 0,67%, conforme indicado pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Entre os produtos que lideraram o aumento de preços, destaca-se o azeite, com um aumento de 41%. Em segundo lugar, o bacalhau, com um aumento de 36%. Já outros peixes apresentaram um aumento de 15%, ficando em terceiro lugar. Mesmo os tradicionais chocolates não escaparam, registrando um aumento de 8%, enquanto o preço do vinho subiu 4%.
Contrastando com essa tendência de alta, apenas dois itens mostraram uma diminuição nos preços: o creme de leite, com uma queda de 4%. No entanto, a sardinha em lata, que registrou uma diminuição maior, que foi de 6%.
O estudo destaca que, embora a categoria de alimentos em domicílio tenha experimentado uma baixa inflação em 2023, os produtos mais demandados durante o período da Páscoa registraram um aumento de preços quase o dobro da inflação geral medida pelo IPCA.
“O azeite e o bacalhau foram as categorias que mais impulsionaram o aumento de preços. No entanto, ao considerar também a participação nas vendas de cada categoria, como peixe e chocolate, que possuem uma alta representatividade, percebe-se que são estas as categorias que, junto com o azeite, exercem maior impacto no aumento do preço médio da cesta como um todo”, afirma o estudo.
Além disso, o levantamento destaca o aumento no faturamento das categorias relacionadas à cesta de Páscoa no ano anterior.
“Por razões óbvias, as categorias sazonais são as que apresentam maior crescimento na semana da Páscoa em comparação com o restante do ano. No entanto, categorias que compõem o almoço de Páscoa, como atum, vinho, palmito, grão-de-bico, entre outros, também registraram um aumento no faturamento”, conclui a Scanntech.
Diferenças de faturamento por categoria
Uma comparação entre a Semana Pascoal de 2023 e a média anual de 2023
Categorias de Páscoa | Variação de valor | Importância em valor |
---|---|---|
Ovo de Páscoa | +3.296% | 20,1% |
Colomba pascal | +2.198% | 1,3% |
Bacalhau | +1.031% | 1,0% |
Outros peixes | +461% | 9,3% |
Chocolate cobertura | +407% | 1,6% |
Frutos do mar | +292% | 1,2% |
Leite de coco | +259% | 1,2% |
Chocolate | +256% | 39,6% |
Sardinha enlatada | +165% | 28% |
Atum | +74% | 0,9% |
Azeitona | +64% | 1,9% |
Creme de avelã | +62% | 11% |
Vinho | +62% | 6,6% |
Palmito em conserva | +54% | 0,8% |
Azeite | +51% | 41% |
Grão-de-bico | +45% | 01% |
Creme de leite | +39% | 47% |
Confeitaria | +21% | 1,5% |