Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Páscoa salgada com aumento de preços nos produtos tradicionais

Ovos de Páscoa - Semana Pascoal
(Imagem: Júnior Reis/Unsplash)

Um levantamento recente realizado pela Scanntech, empresa especializada em dados para o varejo e a indústria, revelou que os preços dos produtos típicos do tradicional almoço de Páscoa apresentaram um aumento. Assim, ultrapassaram os 40% em relação ao ano anterior.

De acordo com os dados obtidos, a média de uma cesta contendo 16 itens essenciais para a celebração pascal registrou um aumento de 8,84% em comparação com o mesmo período do ano passado. A alta é superior à taxa de inflação de alimentos, que foi de apenas 0,67%, conforme indicado pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Entre os produtos que lideraram o aumento de preços, destaca-se o azeite, com um aumento de 41%. Em segundo lugar, o bacalhau, com um aumento de 36%. Já outros peixes apresentaram um aumento de 15%, ficando em terceiro lugar. Mesmo os tradicionais chocolates não escaparam, registrando um aumento de 8%, enquanto o preço do vinho subiu 4%.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Contrastando com essa tendência de alta, apenas dois itens mostraram uma diminuição nos preços: o creme de leite, com uma queda de 4%. No entanto, a sardinha em lata, que registrou uma diminuição maior, que foi de 6%.

O estudo destaca que, embora a categoria de alimentos em domicílio tenha experimentado uma baixa inflação em 2023, os produtos mais demandados durante o período da Páscoa registraram um aumento de preços quase o dobro da inflação geral medida pelo IPCA.

“O azeite e o bacalhau foram as categorias que mais impulsionaram o aumento de preços. No entanto, ao considerar também a participação nas vendas de cada categoria, como peixe e chocolate, que possuem uma alta representatividade, percebe-se que são estas as categorias que, junto com o azeite, exercem maior impacto no aumento do preço médio da cesta como um todo”, afirma o estudo.

Além disso, o levantamento destaca o aumento no faturamento das categorias relacionadas à cesta de Páscoa no ano anterior.

“Por razões óbvias, as categorias sazonais são as que apresentam maior crescimento na semana da Páscoa em comparação com o restante do ano. No entanto, categorias que compõem o almoço de Páscoa, como atum, vinho, palmito, grão-de-bico, entre outros, também registraram um aumento no faturamento”, conclui a Scanntech.

Diferenças de faturamento por categoria

Uma comparação entre a Semana Pascoal de 2023 e a média anual de 2023
Categorias de Páscoa Variação de valor Importância em valor
Ovo de Páscoa +3.296% 20,1%
Colomba pascal +2.198% 1,3%
Bacalhau +1.031% 1,0%
Outros peixes +461% 9,3%
Chocolate cobertura +407% 1,6%
Frutos do mar +292% 1,2%
Leite de coco +259% 1,2%
Chocolate +256% 39,6%
Sardinha enlatada +165% 28%
Atum +74% 0,9%
Azeitona +64% 1,9%
Creme de avelã +62% 11%
Vinho +62% 6,6%
Palmito em conserva +54% 0,8%
Azeite +51% 41%
Grão-de-bico +45% 01%
Creme de leite +39% 47%
Confeitaria +21% 1,5%

 

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado