Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Japão: com envelhecimento, fraldas adultas substituem as de bebês

Japão: com envelhecimento, fraldas adultas substituem as de bebês
(Foto: Emma Bauso/Pexels).

A população japonesa está vivenciando uma diminuição contínua na taxa de natalidade e um aumento na proporção de idosos. Essa tendência levou a Oji Holdings, uma renomada fabricante do Japão, a redirecionar sua produção de fraldas de bebês para as de adultos, marcando um momento decisivo no mercado de produtos de higiene.

Em 2023, o Japão registrou apenas 758.631 nascimentos, representando uma queda de 5,1% em comparação ao ano anterior e o número mais baixo desde o século XIX. Na década de 1970, o país via mais de dois milhões de nascimentos anualmente. A Oji Holdings, por meio de sua subsidiária Oji Nepia, anunciou que fabrica atualmente 400 milhões de fraldas infantis por ano, uma redução considerável desde o pico de 700 milhões de unidades em 2001. No entanto, a empresa pretende continuar a produção de fraldas para bebês na Malásia e na Indonésia, onde espera que a demanda aumente.

 

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Paralelamente, o segmento de fraldas para adultos mostra-se promissor, estimado em mais de US$ 2 bilhões. O Japão, com quase 30% de sua população com 65 anos ou mais, e mais de 10% com mais de 80 anos, é um dos países com a maior proporção de idosos globalmente. A Unicharm, a maior fabricante de fraldas do Japão, já havia relatado em 2011 que suas vendas de fraldas para adultos superavam as de bebês.

Além do Japão, outros países da Ásia, como Hong Kong, Cingapura, Taiwan e Coreia do Sul, também enfrentam declínios na taxa de fecundidade. A Coreia do Sul, especificamente, tem a taxa de natalidade mais baixa do mundo. A China, por sua vez, experimentou uma redução na população por dois anos consecutivos, enfrentando desafios semelhantes devido ao envelhecimento populacional e ao legado da política do filho único, encerrada em 2015.

Este cenário representa uma crise demográfica para o Japão, uma das maiores economias do mundo. As iniciativas do governo japonês para incentivar o aumento da taxa de natalidade, incluindo subsídios e programas de apoio a crianças e famílias, até agora não conseguiram reverter a tendência. A complexidade dos fatores envolvidos, que incluem menores taxas de casamento, mais mulheres no mercado de trabalho e o alto custo de criação dos filhos, contribui para essa situação.

O primeiro-ministro Fumio Kishida expressou preocupação com o futuro da sociedade japonesa diante dessas mudanças na natalidade, enfatizando a urgência em encontrar soluções. A decisão da Oji Holdings de ajustar sua linha de produção reflete uma realidade em que as demandas do mercado estão sendo moldadas por transformações demográficas profundas, sinalizando uma nova fase na adaptação das empresas às necessidades de uma população em envelhecimento.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado