Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Brasil é o segundo país com maior taxa de pobreza do G20

Pobreza - Morador de rua
População em situação de rua no Largo do Machado, zona sul da cidade. (Imagem: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

O Brasil, um dos países do G20, apresenta uma taxa de 5,8% da população vivendo abaixo da linha de pobreza, segundo um relatório recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta terça-feira (9). Portanto, o índice coloca o país como o segundo com maior proporção de pessoas nessa situação dentro do grupo, ficando atrás apenas da Índia, que registra 12,9%.

O estudo define como “abaixo da linha de pobreza” aqueles que recebem menos de US$ 2,15 por dia, aproximadamente R$ 10,77 na cotação atual. Entre os países do G20, a Indonésia ocupa o terceiro lugar nesse ranking, com 2,5% da população nessa condição.

Vale ressaltar que o Brasil será a sede da cúpula do G20 em 2024. Assim, o país tem levado a uma maior atenção para questões como desigualdade e desenvolvimento sustentável. Denise Kronemberger, coordenadora do Projeto ODS na Presidência do IBGE, destaca a importância dessas informações para subsidiar discussões sobre as metas da Agenda 2030 e do G20.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
Ensino Médio

Além da pobreza, o estudo abordou também a cobertura do ensino médio entre os países do G20. Em 2021, os Estados Unidos lideravam com 94,6%, seguidos pelo Brasil, com 73,37%. O México ficou com o pior resultado, 59,53%. Então, nenhum país do G20 atingiu cobertura total do ensino médio naquele ano.

Igualdade de gênero

Quanto à representatividade feminina no Legislativo, México, África do Sul e Argentina lideram com as maiores taxas, 50,00%, 46,72% e 44,95%, respectivamente. O Brasil aparece como o segundo pior colocado, com apenas 14,81% de representação, ficando à frente apenas do Japão, com 9,68%.

Por fim, os dados evidenciam desafios importantes que os países do G20 enfrentam em áreas fundamentais como pobreza, educação e igualdade de gênero, destacando a necessidade de políticas e ações eficazes para enfrentá-los.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado