Jardel Cardoso, após fundar a Versi e a CredPago, lançou a Billor nos Estados Unidos com o objetivo de atuar no mercado de transporte de cargas. Um ano após a sua criação, Cardoso anunciou a contratação de Vincent Goetten, ex-TOTVS Labs, como novo CEO para liderar a expansão e o planejamento do IPO estimado para 2028.
Modelo de negócio da Billor
A Billor adota um modelo de negócio que combina uma fintech com uma plataforma de gestão de cargas. A empresa compra caminhões seminovos e os vende financiados para motoristas, que posteriormente escolhem cargas e trajetos por meio da plataforma. Este modelo visa garantir maior liberdade e responsabilidade para os motoristas, mantendo todos os serviços dentro de um ecossistema fechado.
“O motorista poderá pegar a carga para onde quiser, mas tem a responsabilidade de cuidar do ativo, tem os compromissos financeiros, e não pode fazer frete por conta própria. Tem que estar dentro do ecossistema”, pontua o fundador.
Outras iniciativas no setor
No setor de transporte de cargas, várias empresas estão adotando modelos de negócio inovadores similares ao da Billor, integrando tecnologia e serviços financeiros para remodelar a logística. A Uber Freight é uma extensão da Uber que conecta caminhoneiros a cargas usando uma plataforma digital, facilitando o acesso rápido a fretes e pagamentos, aumentando a eficiência operacional.
A Convoy, por sua vez, é uma startup americana que utiliza algoritmos avançados para conectar automaticamente caminhoneiros a cargas, otimizando as rotas e reduzindo quilômetros vazios, promovendo uma maior sustentabilidade. A Flexport, por fim, utiliza software e analytics para otimizar a cadeia de suprimentos de transporte marítimo e aéreo, proporcionando maior transparência e eficiência para os embarcadores.
Leia também:
Crescimento e expansão
Desde sua inauguração em março de 2023, a Billor cresceu rapidamente. Começou com três caminhões e fechou o ano com 105, com planos de expandir para 300 caminhões até o final de 2024 e 5 mil até 2028. A startup opera tanto em Joinville, Santa Catarina, quanto em Orlando, Flórida, destacando-se pela alta capacidade de geração de receita e a baixa inadimplência graças ao seu modelo de negócio integrado.
Inovação tecnológica
A Billor não apenas financia caminhões mas também oferece uma plataforma tecnológica para a gestão de cargas. Isso permite aos motoristas uma renda significativamente superior à média do setor. Jardel destaca os planos de introduzir novas ferramentas para otimizar os roteiros e reduzir o tempo que os motoristas passam fora de casa.
Projeções para o futuro e IPO
Com o sucesso inicial e a rápida expansão, a Billor se prepara para um IPO até 2028. A estratégia inclui aumentar o número de caminhões e motoristas, além de captar novos investimentos para sustentar o crescimento. Vincent Goetten e Jardel Cardoso estão em negociações para obter financiamento que suporte a expansão planejada e a preparação para a oferta pública inicial de ações.
“O nosso projeto todo até 2028 vai demandar algo como 500 milhões de dólares para entregar essa operação”, afirma Cardoso.