Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

De Joinville a Flórida: conheça a Billor e sua estratégia do IPO para 2028

Conheça a Billor, de Jardel Cardoso. (Foto: Divulgação)
Conheça a Billor, de Jardel Cardoso. (Foto: Divulgação)

Jardel Cardoso, após fundar a Versi e a CredPago, lançou a Billor nos Estados Unidos com o objetivo de atuar no mercado de transporte de cargas. Um ano após a sua criação, Cardoso anunciou a contratação de Vincent Goetten, ex-TOTVS Labs, como novo CEO para liderar a expansão e o planejamento do IPO estimado para 2028.

Modelo de negócio da Billor

A Billor adota um modelo de negócio que combina uma fintech com uma plataforma de gestão de cargas. A empresa compra caminhões seminovos e os vende financiados para motoristas, que posteriormente escolhem cargas e trajetos por meio da plataforma. Este modelo visa garantir maior liberdade e responsabilidade para os motoristas, mantendo todos os serviços dentro de um ecossistema fechado.

“O motorista poderá pegar a carga para onde quiser, mas tem a responsabilidade de cuidar do ativo, tem os compromissos financeiros, e não pode fazer frete por conta própria. Tem que estar dentro do ecossistema”, pontua o fundador.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Outras iniciativas no setor

No setor de transporte de cargas, várias empresas estão adotando modelos de negócio inovadores similares ao da Billor, integrando tecnologia e serviços financeiros para remodelar a logística. A Uber Freight é uma extensão da Uber que conecta caminhoneiros a cargas usando uma plataforma digital, facilitando o acesso rápido a fretes e pagamentos, aumentando a eficiência operacional.

A Convoy, por sua vez, é uma startup americana que utiliza algoritmos avançados para conectar automaticamente caminhoneiros a cargas, otimizando as rotas e reduzindo quilômetros vazios, promovendo uma maior sustentabilidade. A Flexport, por fim, utiliza software e analytics para otimizar a cadeia de suprimentos de transporte marítimo e aéreo, proporcionando maior transparência e eficiência para os embarcadores.

Leia também:

Nubank busca valor de US$ 40 bi em IPO nos EUA

Crescimento e expansão

Desde sua inauguração em março de 2023, a Billor cresceu rapidamente. Começou com três caminhões e fechou o ano com 105, com planos de expandir para 300 caminhões até o final de 2024 e 5 mil até 2028. A startup opera tanto em Joinville, Santa Catarina, quanto em Orlando, Flórida, destacando-se pela alta capacidade de geração de receita e a baixa inadimplência graças ao seu modelo de negócio integrado.

Inovação tecnológica

A Billor não apenas financia caminhões mas também oferece uma plataforma tecnológica para a gestão de cargas. Isso permite aos motoristas uma renda significativamente superior à média do setor. Jardel destaca os planos de introduzir novas ferramentas para otimizar os roteiros e reduzir o tempo que os motoristas passam fora de casa.

Projeções para o futuro e IPO

Com o sucesso inicial e a rápida expansão, a Billor se prepara para um IPO até 2028. A estratégia inclui aumentar o número de caminhões e motoristas, além de captar novos investimentos para sustentar o crescimento. Vincent Goetten e Jardel Cardoso estão em negociações para obter financiamento que suporte a expansão planejada e a preparação para a oferta pública inicial de ações.

“O nosso projeto todo até 2028 vai demandar algo como 500 milhões de dólares para entregar essa operação”, afirma Cardoso.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado