Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

SpaceX faz história: Starship pousa com sucesso no oceano

Quarto teste de voo do Starship alcança sucesso

Quarto teste da Starship é concluído com sucesso. (Foto: Divulgação/SpaceX)
Quarto teste da Starship é concluído com sucesso. (Foto: Divulgação/SpaceX)

A SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk, realizou com sucesso o quarto teste de voo do foguete Starship. O lançamento ocorreu na manhã desta quinta-feira (6) a partir da base em Boca Chica, Texas, às 9h50 (horário de Brasília).

Decolagem e trajetória

Nesse sentido, a decolagem foi executada conforme o planejado, mesmo com a falha de um dos 33 motores do lançador Super Heavy. Após atingir 173 km de altitude, a Starship seguiu sua trajetória em direção ao Oceano Índico. O sinal foi perdido no espaço por 12 minutos e 45 segundos, mas o retorno ocorreu conforme o esperado.

Quarto teste do Starship: pouso no oceano

Além disso, este teste marcou a primeira vez que a SpaceX conseguiu pousar o Starship no oceano. O Super Heavy, portanto, retornou ao Golfo do México sete minutos após a decolagem, enquanto a separação entre foguete e lançador ocorreu a 75 km de altitude, com três minutos de voo.

Publicidade

Histórico de testes anteriores

Entretanto, os três testes anteriores do Starship não foram totalmente bem-sucedidos. No primeiro lançamento, a nave explodiu ainda acoplada ao foguete. No segundo teste, realizado em novembro de 2023, o Super Heavy explodiu logo após a separação da nave. Por fim, no terceiro teste, em março, a nave operou por 50 minutos antes de pegar fogo ao retornar à atmosfera sobre o Oceano Índico.

Melhorias e atualizações

Para este quarto teste, a SpaceX realizou várias melhorias de software e hardware. A empresa implementou, ainda, telhas de proteção térmica mais finas e outras duas foram removidas para medir a resistência ao calor durante o voo, especialmente na reentrada na atmosfera.

Objetivos futuros

O objetivo principal de Elon Musk é usar o Starship para transportar tripulações da NASA à Lua em 2025. A longo prazo, a empresa planeja utilizar o foguete para missões a Marte, transportando carga e pessoas. O Starship foi projetado para ser totalmente reutilizável e transportar até 100 pessoas em voos interplanetários.

Potência e design

Além disso, o Starship é o foguete reutilizável mais potente desenvolvido pela SpaceX, com 121 metros de altura. Seu impulsionador Super Heavy produz 16,7 milhões de libras de propulsão, quase o dobro do foguete Space Launch System da NASA.

História da SpaceX

Fundada em 2002 por Elon Musk, a SpaceX tem sido pioneira na exploração espacial. Nesse sentido, a empresa desenvolveu os foguetes Falcon 9 e Falcon Heavy, a cápsula Dragon e a constelação de satélites Starlink. A SpaceX foi a primeira empresa privada a lançar, orbitar e recuperar uma espaçonave, e a primeira a enviar uma espaçonave para a Estação Espacial Internacional.

Leia também:

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado