Tendências revolucionárias globais: moldando o futuro – Por Edilson Botto

Coluna Dica de Livros de negócios

O ambiente de negócios está se transformando em altíssima velocidade, diariamente novas tecnologias surgem e impactam a vida das pessoas e das empresas. Nesse ciclo contínuo de mudanças identificar quais as principais tendências é uma vantagem que permite preparar-se para o futuro e pode ser a diferença entre a perpetuidade ou a falência.

O livro A quarta revolução industrial, escrito pelo economista alemão Klaus Schwab, tem exatamente o objetivo de ser um indicador das principais macrotendências globais que já estão se desenhando e que até 2025 dominarão os negócios, os empregos e a agenda das empresas e dos governos.

Você pode estar se perguntado o porquê eu considero este livro tão especial, e respondo dizendo que é a forma como suas ideias foram obtidas. Klaus Schwab é o fundador e principal figura do Fórum Econômico Mundial, uma organização sem fins lucrativos que realiza encontros anuais para discutir as questões mais relevantes enfrentadas mundialmente. Destas reuniões participam os principais líderes políticos, empresariais e intelectuais do mundo, ou seja, as pessoas que governam o nosso planeta.

A obra está organizada em três capítulos e um apêndice, com os seguintes conteúdos:

Capítulo 1 – A quarta Revolução Industrial: Aqui schwab faz uma retrospectiva, das revoluções industriais, a 1ª revolução foi a construção das ferrovias e a invenção das máquinas a vapor, a segunda veio com a chegada da eletricidade e das linhas de montagem, a terceira ocorreu com a chegada dos computadores e agora estamos na quarta que é caracterizada pela era digital com iniciou com o advento da internet.

Capítulo 2 – Os impulsionadores: nesta parte o leitor é apresentado as principais tendências para o futuro. Veículos autônomos, impressão em 3D, blockchains, biologia sintética e os grandes direcionadores que impactarão os negócios em todo o mundo. Nesta parte também há uma tabela contendo o que o autor chamou de pontos de inflexão, que são as principais tecnologias que chegarão à sociedade até 2025. Este capítulo merece especial atenção, pois aqui você poderá identificar oportunidades ou ameaças ao seu negócio e pensar em como se preparar.

Capitulo 3 – Impactos: As mudanças apresentadas terão grandes impactos na sociedade. Questões como o envelhecimento da população, o desaparecimento de milhões de empregos, a falta de profissionais capacitados para os empregos do futuro são apenas alguns dos desafios que serão enfrentados e cujas soluções precisarão da união dos governos e da iniciativa privada para serem devidamente resolvidos.

Finalmente no apêndice é apresentada uma análise de cada um dos pontos de inflexão mostrando os impactos positivos, negativos e desconhecidos de cada um.

Apesar de publicado em 2016 o livro continua muito atual e devido a pandemia do coronavírus algumas de suas previsões foram aceleradas e certamente acontecerão antes de 2025.

Cabe ao leitor, qualquer que seja seu ramo de atividade, fazer uma leitura atenta do livro e uma reflexão profunda, pois não é mais uma questão de se estas mudanças irão impactar a sua empresa ou o seu trabalho, mas quando isso acontecerá.

E não custa lembrar que os computadores pessoais, a televisão, as câmeras digitais e a internet já foram desprezados por pessoas e empresas que foram atropeladas por essas tecnologias, portanto não seja engolido por estas ondas, surfe nelas.

*Opinião – Artigo por Edilson Botto.

**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ENB.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado