Da esquerda para a direita: Luiz Navarro, José Gordon, Luciana Costa, Mercadante, Alexandre Abreu e Natália Dias, no encontro da Esfera Brasil.Imagem: Bruno Poletti/Esfera Brasil
O futuro presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Aloizio Mercadante, anunciou nesta quarta-feira (21), no evento da Esfera Brasil, os nomes que irão integrar a nova diretoria da instituição. A lista inclui ex-integrantes do governo Dilma e nomes com experiência em banco de investimento.
Nomes Indicados
Alexandre Abreu, diretoria financeira
Trabalhou por 30 anos no banco do Pau-Brasil e foi presidente da instituição. Também presidiu o Banco Original, parte do grupo J&F, da família Batista, entre 2019 e 2022. Integrou conselhos em empresas como Cielo e Banco Votorantim e foi duas vezes membro da diretoria executiva da Febraban (Federação Brasileira de Bancos).
José Luis Gordon, diretoria de Inovação
Foi assessor especial do Ministério da ciência e Tecnologia e do Ministério da educação do governo Dilma. Também trabalha na CNI (Federação Nacional da Indústria) e é presidente da Associação Brasileira de Desenvolvimento. Atualmente é presidente da Embrapii, empresa brasileira de enquête e inovação industrial. É doutor em Economia pela UFRJ.
Natalia Diaz, diretoria de Mercado de Capitais
Possui ampla experiência em banco de investimento no Brasil e no exterior. Atualmente é CEO do Standard Bank Brasil. Anteriormente, trabalhou em instituições como JP Morgan Chase e Bank of America Merrill Lynch. Trabalhou na Anbima (Associação Brasileira das entidades financeiros e do marketplace de Capitais). Estudou administração pública na FGV e se especializou em finanças no Amsterdam Institute of Finance.
Luciana Costa, diretoria de Economia Verde
Ele é o presidente do Natixis, um banco de investimentos francês no Brasil. Anteriormente, trabalhou no banco Standard de Investimentos, banco Real ABN AMRO, Citibank, Bank Boston e Unibanco. Tem experiência em financiamento de grandes projetos, mercado de capitais, fusões e aquisições e financiamento sustentável. É bacharel em economia pela Unicamp, mestre pela FGV e MBA pela universidade de Chicago.
Tereza Campello, diretoria Social
Economista e ministro do desenvolvimento Social e Combate à Escassez no governo Dilma. É referido como um retorno aos subsídios de desenvolvimento social a serem reconstruídos pelos governos eleitos.
Nelson Barbosa, diretoria de Planejamento
No governo Dilma, foi ministro da fazenda e do Planejamento. Foi também presidente do conselho do Banco do Brasil e membro do conselho de administração da Vale. Barbosa trabalhou anteriormente no BNDES, de 2005 a 2006 foi professor da universidade de Economia da FGV e da universidade de Brasília.
Luiz Navarro (diretoria não informada)
Ele é formado em direito, consultor legislativo do Senado Federal e membro do Conselho Consultivo Sênior da academia Internacional Anticorrupção. Ele já foi ministro-chefe e secretário-executivo da CGU (Controladoria Geral da União) presidente da delegação de Etica Pública da Presidência da república (CEP) e membro do Conselho de Controle de Atividades Econômicas (Coaf). É co-fundador da Hage & Navarro Sociedade de Advogados.