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Páscoa deve movimentar R$ 284,24 milhões na BA, CE e PE

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Os setores de varejo e de alimentação dos estados da Bahia, Ceará e Pernambuco estão animados com a projeção de vendas na Páscoa R$ 284,24 milhões, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). No comércio nacional, a expectativa de faturamento total é R$ 3,44 bilhões durante o período, representando um crescimento de 4,5% em comparação ao ano anterior, já ajustado pela inflação.

Projeções regionais detalhadas

No detalhamento por estados, a Bahia lidera as expectativas no Nordeste, com R$ 119,53 milhões, seguida por Ceará com R$ 84,15 milhões e Pernambuco, que espera R$ 80,56 milhões em vendas. Esse foco regional evidencia a importância econômica da Páscoa para estas localidades.

Destaques nacionais

A análise da CNC também revela que São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul juntos devem concentrar mais da metade do volume de vendas do país, com São Paulo à frente, esperando movimentar R$ 945 milhões.

Santa Catarina e Minas Gerais em evidência

O levantamento destaca ainda o varejo catarinense, que deve apresentar o maior aumento percentual em vendas, com crescimento esperado de 7,4%, seguido por Minas Gerais com 7,2%.

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Importação de produtos típicos

A CNC aponta para uma alta significativa na importação de chocolates e bacalhau, itens tradicionais da Páscoa. A expectativa é de um avanço de 21,4% na importação de chocolate, totalizando 3,35 mil toneladas, e um expressivo crescimento de 61,9% na importação de bacalhau, alcançando 7,12 mil toneladas.

Preços dos itens de Páscoa

Os produtos típicos da Páscoa deverão estar, em média, 5,2% mais caros este ano. A exceção é o bacalhau, que deverá ter uma redução de 3,2% em seu preço. Por outro lado, o azeite de oliva destaca-se pelo aumento de 45,7% em relação ao ano passado. A valorização do real frente ao dólar contribuiu para a redução dos preços dos produtos importados, oferecendo um alívio parcial no impacto sobre o consumidor.

Crescimento contínuo desde 2016

A Páscoa solidifica sua posição como a sexta data mais importante para o comércio brasileiro. A confirmação das projeções marcará o quarto ano consecutivo de crescimento nas vendas, uma trajetória de sucesso interrompida somente em 2020 devido à pandemia de covid-19.

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