Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Entenda como as mudanças climáticas desafiam o setor de seguros

Impacto das mudanças climáticas no setor de seguros. (Foto: Janusz Walczak/Pexels)
Impacto das mudanças climáticas no setor de seguros. (Foto: Janusz Walczak/Pexels)

Os seguros desempenham um papel crucial na proteção contra riscos imprevisíveis, desde danos residenciais até perdas agrícolas. Com o avanço do aquecimento global, a incidência de eventos extremos, como enchentes e incêndios florestais, aumenta, pressionando o setor de seguros a reavaliar as condições e custos das apólices.

Dinâmica de mercado sob pressão climática

O mecanismo de funcionamento das seguradoras, baseado na cobrança de prêmios para cobertura de sinistros, enfrenta desafios inéditos com a intensificação das mudanças climáticas. A frequência e severidade crescentes de sinistros climáticos exigem uma revisão nos cálculos de risco, o que impacta diretamente na precificação das apólices e na sustentabilidade financeira das seguradoras.

A realidade dos eventos extremos no setor de seguros

Dados da Swiss Re indicam que os anos entre 2020 e 2023 viram perdas cobertas por seguros devido a eventos naturais ultrapassarem os US$ 100 bilhões anualmente, uma cifra antes considerada excepcional. Esse aumento na frequência de sinistros reflete diretamente nos custos operacionais das seguradoras e nos prêmios cobrados dos consumidores.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Efeitos visíveis no mercado

  • Prêmios mais caros: a necessidade de compensar as perdas crescentes resulta em prêmios mais altos para os segurados.
  • Maior demanda por seguros: empresas e indivíduos procuram proteger-se contra os riscos ampliados, aumentando a demanda por seguros.
  • Cobertura reduzida: algumas seguradoras estão se retirando de mercados considerados de alto risco devido à dificuldade de calcular prêmios sustentáveis.
  • Desafios no cálculo de riscos: a imprevisibilidade aumentada complica a precificação das apólices, forçando seguradoras a adaptarem seus modelos de risco.

Impacto em setores específicos

  • Agropecuária: eventos climáticos extremos afetam diretamente a produção rural, elevando as indenizações em seguros agrícolas.
  • Residencial: nos EUA, o aumento dos sinistros por enchentes e incêndios já resulta em prêmios mais altos e na redução da oferta de seguros em áreas de risco.

Inovações e políticas públicas como respostas

  • Tecnologia e inteligência artificial: ferramentas tecnológicas e IA estão sendo exploradas para aprimorar a análise de riscos e a precificação de seguros.
  • Subsídios governamentais: em alguns países, o governo oferece seguros residenciais subsidiados ou apoia o setor agrícola com políticas específicas para mitigar os efeitos das mudanças climáticas.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado