Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Mês da mulher: conheça as duas presidentes de banco no Brasil

Mês da mulher - Presidentas bancos no Brasil
Tarciana Medeiros, presidenta do Banco do Brasil e Sylvia Coutinho, CEO do UBS na América Latina (Imagem: reprodução/divulgação)

No cenário desafiador do mercado financeiro brasileiro, duas mulheres se destacam não apenas pelas trajetórias impressionantes, mas também por liderarem com excelência em meio a um segmento predominantemente masculino. Sylvia Coutinho, CEO do UBS na América Latina, e Tarciana Medeiros, presidenta do Banco do Brasil, são exemplos vivos de determinação, competência e superação.

Neste mês de março, que marca a celebração do Dia Internacional da Mulher, é oportuno conhecer mais sobre as trajetórias inspiradoras dessas duas líderes. Elas quebraram barreiras e conquistaram posições de destaque no mundo financeiro brasileiro.

Sylvia Coutinho – UBS

Com uma formação em engenharia agrônoma e economia agrícola pela Esalq/USP, além de um MBA pela Columbia University, Sylvia Coutinho trilhou um caminho brilhante em bancos internacionais.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Com quase quatro décadas de experiência no mercado financeiro, ela passou 19 anos no Citi, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, antes de se juntar ao HSBC em 2003. Na América Latina, ela cuidou das áreas de wealth management e asset management, sendo promovida à presidência do UBS no Brasil em 2013. A ascensão continuou, assumindo as operações de toda a América Latina em 2023 após a aquisição do Credit Suisse pelo UBS.

Em uma entrevista exclusiva à Forbes, a presidenta refletiu sobre os desafios enfrentados ao longo da carreira. Além disso, destacou a importância da diversidade e da persistência. “Ser mulher algumas vezes atrapalhou minha trajetória profissional. Mas, em retrospecto, mais ajudou do que atrapalhou”, afirma ela, ressaltando a necessidade de maior representatividade feminina nos cargos de liderança.

Tarciana Medeiros – Banco do Brasil

Tarciana Medeiros fez história ao se tornar a primeira mulher a presidir o Banco do Brasil nos 215 anos de existência. Filha, neta e sobrinha de Marias, ela atribui o sucesso às lições de determinação e resiliência aprendidas com as mulheres da própria família. Funcionária de carreira do BB, a ascensão à presidência em 2023 foi marcada por um desempenho impressionante, anunciando o maior resultado da história do banco em 2024.

Em sua jornada, Tarciana Medeiros enfrentou desafios relacionados ao machismo e à conciliação entre carreira e família. No entanto, ela destaca os avanços conquistados e o papel fundamental do apoio familiar e empresarial nesse processo. “Não desista. Não deixe de lado suas raízes nem seus valores éticos”, aconselha ela, compartilhando sua experiência como exemplo inspirador para as gerações futuras.

Esperança

As trajetórias de Sylvia Coutinho e Tarciana Medeiros destacam não apenas a capacidade das mulheres de alcançarem posições de destaque no mercado financeiro, mas também a importância da diversidade e da inclusão para o sucesso empresarial. Enquanto enfrentam desafios únicos, essas líderes continuam inspirando e capacitando outras mulheres a perseguirem os sonhos e desafiarem as normas estabelecidas. Em um mundo em constante transformação, a determinação e visão representam um farol de esperança para uma liderança mais inclusiva e equitativa no Brasil e além.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado