No meio de um cenário de vendas em declínio e concorrência acirrada nos principais mercados, a Tesla tomou medidas drásticas ao cortar agressivamente os preços na China e na Alemanha, seguindo uma recente redução nos Estados Unidos.
No domingo, a fabricante de veículos elétricos anunciou cortes nos preços de quatro modelos na China continental, o maior mercado externo. O Modelo Y, o modelo mais vendido da Tesla no país, agora está disponível a partir de 249.900 yuans (US$ 34.502). O preço mais baixo já registrado para o veículo.
Na Alemanha, principal mercado da Tesla na Europa, o preço do Modelo 3 com tração traseira também foi reduzido, passando para 40.990 euros (43.707 dólares), conforme divulgado no site oficial.
Os anúncios seguem os cortes de preços realizados nos EUA na sexta-feira, onde três dos cinco modelos da Tesla tiveram reduções de US$ 2.000 cada, mantendo o Modelo 3 e o Cybertruck sem alterações nos valores.
A Tesla enfrenta um momento desafiador, com as ações registrando uma queda de mais de 40% no acumulado do ano. A queda veio após a empresa relatar uma diminuição nas entregas trimestrais pela primeira vez em quase quatro anos, além de anunciar cortes de empregos equivalentes a mais de 10% do pessoal global.
No sábado, o CEO Elon Musk anunciou o adiamento da viagem planejada à Índia, citando obrigações “muito pesadas” na empresa. A visita estava programada para incluir um encontro com o primeiro-ministro Narendra Modi e a confirmação da construção de uma fábrica no país.
Impactos
Na China, o maior mercado de veículos elétricos do mundo, espera-se que os cortes de preços da Tesla intensifiquem uma guerra de preços já existente em um setor altamente competitivo.
A Li Auto, fabricante chinesa de veículos elétricos, liderada pelo empresário bilionário Li Xiang, respondeu aos cortes anunciando reduções de preços em todos os quatro modelos. Seu Li Mega, proclamado como o maior veículo elétrico de passageiros do mundo, agora está disponível por 30.000 yuans (US$ 4.142) mais barato.
A Tesla, que já enfrentava uma forte concorrência, foi temporariamente superada pela chinesa BYD como a marca de veículos elétricos mais vendida do mundo no último trimestre do ano anterior. Os carros da BYD são mais acessíveis em comparação com os da Tesla, com o modelo básico sendo vendido na China por menos de US$ 10 mil, em contraste com os 231.900 yuans (32.017 dólares) do Modelo 3 da Tesla após o recente corte de preços.
A guerra de preços no mercado de veículos elétricos na China iniciou em outubro de 2022, quando a Tesla cortou os preços para estimular as vendas em meio a uma economia desacelerada. Desde então, mais de 30 grandes fabricantes automotivos, incluindo fabricantes de veículos a gasolina, seguiram o exemplo, afetando as margens de lucro de toda a indústria.
Recentemente, a XPeng, fabricante chinesa de veículos elétricos, anunciou subsídios de 500 milhões de yuans (US$ 69 milhões) para compradores de quatro modelos, enquanto a BYD reduziu os preços do hatchback Seagull em 5%, para 69.800 yuans (US$ 9.670). Além disso, em março, a Xiaomi, conhecida pelos smartphones, lançou o sedã SU7 para competir diretamente com a Tesla neste mercado em constante evolução.