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Resultado da M. Dias Branco cresce no quarto trimestre de 2024 enquanto concorrentes enfrentam queda

O resultado da M. Dias Branco no 4T24 surpreendeu, com crescimento de 41,5% no lucro líquido e mantendo 32% de participação no mercado de biscoitos. Confira a evolução dos dados da companhia, mudanças estruturais realizadas e o cenário global de outras grandes empresas do setor no mesmo período.
Resultado da M. Dias Branco no 4T24: imagem da sede industrial da companhia com gráficos financeiros ao fundo, representando crescimento e desempenho positivo no setor alimentício.
Os resultados são fruto da reestruturação comercial anunciada pela M. Dias Branco em novembro de 2024 (Imagem: Arte ENB)

O resultado da M. Dias Branco no 4T24, maior grupo industrial do setor de massas e alimentos do Brasil, demonstra a resiliência da companhia, que registrou crescimento do terceiro para o quarto trimestre de 2024, mesmo diante de um cenário econômico desafiador. Embora algumas análises comparem os números com o mesmo período do ano anterior, a principal métrica de recuperação está na evolução trimestre a trimestre, como mostra o avanço da M. Dias Branco no último trimestre de 2024. Nesta matéria exclusiva, apresentamos um panorama dos ajustes implementados pela M. Dias Branco, além do cenário financeiro das indústrisa de produção alimentícia nacional e internacional.

Para o resultado da M. Dias Branco no 4T24 cenário desafiador foi superado

Segundo a companhia, apesar da alta do dólar – que subiu de R$ 4,80 em dezembro de 2023 para mais de R$ 6,00 no final de 2024 –, das oscilações no custo das commodities e das mudanças no comportamento do consumidor, a empresa realizou diversos ajustes em suas operações. A estratégia garantiu uma retomada no último trimestre do ano. Até a guerra na Ucrânia continua gerado impacto financeiro, já que o país é um dos maiores fornecedores de trigo do mundo. Como reflexo, a importação do grão pelo Brasil atingiu um nível recorde em 2024.

Segundo analistas, em 2024, a M. Dias Branco enfrentou um cenário desafiador, mas demonstrou capacidade de adaptação e crescimento sustentável. Diferente de outras companhias do setor, que viram seus resultados recuar, o resultado da M. Dias Branco avançou trimestre a trimestre, consolidando sua posição no mercado.

Crescimento estratégico e eficiência operacional no resultado da M. Dias Branco no 4T24

A recuperação do resultado da M. Dias Branco foi impulsionada por ajustes enérgicos e estratégicos, controle de custos e ganho de market share. O investimento na otimização de processos e na expansão comercial garantiu avanços importantes.

Confira os principais números do resultado da M. Dias Branco no 4T24:

  • Lucro líquido: crescimento de 41,5% em relação ao terceiro trimestre de 2024
  • Receita líquida: R$ 2,5 bilhões no 4T24 e R$ 9,7 bilhões no acumulado do ano
  • EBITDA: R$ 355,3 milhões no 4T24, impulsionado pela eficiência operacional
  • Market share: Manteve sua liderança no segmento, com 32% de participação, seguida por concorrentes como Marilan (8%), Bauducco (7%), Nestlé (6%) e Mondelez (5%);
  • Patrimônio líquido: Alta de 5,2%, atingindo R$ 7.998,0 bilhões
  • Volume de vendas: crescimento de 2,9%
  • Caixa líquido operacional: aumento de 160,4%
  • Risco: classificação máxima AAA da Fitch Ratings
Resultado da M. Dias Branco no 4T24: Marcas do grupo em destaque sobre fundo com biscoitos em processo de fabricação, representando a força da companhia no setor alimentício.
O Grupo M. Dias Branco mantém um portfólio com mais de 20 marca. (Imagem: Arte ENB)

De acordo com Fábio Cefaly, diretor de Relações com Investidores da companhia, o desempenho do resultado da M. Dias Branco é fruto da reestruturação comercial anunciada pela companhia em novembro de 2024, que envolveu a unificação de um grupo de especialistas na área comercial em uma única diretoria nacional, permitindo negociações mais assertivas com os clientes, além da alocação da área à vice-presidência de Investimentos e Controladoria.

Além disso, o grupo M. Dias Branco mantém um portfólio amplo, com mais de 20 marcas, algumas delas ultrapassando R$ 1 bilhão em faturamento anual.

“Consolidamos uma equipe focada 100% no resultado comercial e passamos a operar com mais inteligência em tempo real, aprimorando a precificação e os investimentos”, explica Cefaly.

O mercado global de alimentos em 2024

Durante o ano de 2024 os desafios não foram apenas para a M. Dias Branco, mas para toda a indústria global de alimentos. O levantamento realizado pelo Economic News Brasil, apontou que outras principais empresas do setor enfrentaram retrações em seus resultados financeiros, refletindo um ambiente econômico instável.

Confira os números de algumas dessa companhias:

  • Nestlé: No terceiro trimestre de 2024, a empresa registrou resultado negativo de -0,7%, tornando-se mais acentuado ao longo do ano devido à demanda moderada e reduções de estoque. O câmbio teve impacto negativo de -4,2%, e a receita total recuou 1,8%, chegando a 91,4 bilhões de francos suíços.
  • Mondelez (dona da Lacta): A receita na América Latina caiu -7,2%, atingindo US$ 1,17 bilhão no quarto trimestre de 2024. No terceiro trimestre, a empresa já havia apresentado uma queda de -13,3%, reforçando o impacto do cenário global adverso.
  • PepsiCo: Na América Latina, a empresa teve uma retração de -7% na receita, reflexo de desafios enfrentados globalmente, incluindo recall de produtos e tensões geopolíticas.
  • Kraft Heinz: A companhia registrou uma queda de -3,1% nas vendas líquidas e um declínio de -63,2% no lucro operacional. Segundo o CEO Carlos Abrams-Rivera, o ano foi desafiador, mas a empresa manteve disciplina para proteger sua lucratividade.
  • Bauduco: É uma empresa de capital fechado, então não é obrigada a divulgar seus balanços, permanecendo os resultados desconhecidos. A companhia se mantém 100% da família Bauducco;
  • Marilan: É uma empresa de capital fechado, então não é obrigada a divulgar seus balanços, permanecendo os resultados desconhecidos. A companhia se mantém 100% da família Garla.

Enquanto essas empresas enfrentaram desafios, o resultado da M. Dias Branco no 4T24 aponta que a companhia conseguiu se destacar e crescer no período.

Distribuição mensal de dividendos reforça compromisso com acionistas

O melhor resultado da M. Dias Branco também levou à revisão da política de remuneração dos acionistas. A partir de abril de 2025, os dividendos passarão a ser pagos mensalmente, garantindo mais previsibilidade e retorno financeiro para os investidores.

  • Novo modelo: pagamentos mensais a partir de abril de 2025
  • Valor por ação: R$ 0,03
  • Histórico de distribuição:
    • 40% do lucro distribuído até 2020
    • 60% a partir de 2021
    • 80% desde 2023

Segundo Gustavo Theodozio, vice-presidente de Controladoria, Investimentos e Relações com Investidores da M. Dias Branco, a companhia tem uma política que determina a distribuição de 80% do lucro ajustado por meio de dividendos ou juros sobre capital próprio (JCP).

“Até 2020 a empresa distribuía 40% do lucro. Com os bons resultados, aumentamos essa parcela para 60% em 2021 e 80% a partir de 2023. Os pagamentos, que eram trimestrais, passarão a ser feitos todos os meses a partir deste ano”, explicou o executivo.

Perspectivas para 2025: crescimento sustentado após resultado da M. Dias Branco no 4T24

Com ajustes operacionais realizados, o resultado da M. Dias Branco no 4T24 reforça a projeção de um crescimento ainda mais consistente. As expectativas são positivas, considerando a melhoria na estrutura de custos e a ampliação do portfólio.

Sob a liderança do industrial Ivens Dias Branco Jr., reconhecido internacionalmente em 2024 como o melhor CEO da América Latina, a M. Dias Branco continua investindo na digitalização de processos, aplicando inteligência artificial para fortalecer sua presença no mercado. Além disso, as estratégias no segmento de food service e a expansão para novas regiões devem impulsionar o resultado da M. Dias Branco com um desempenho ainda mais robusto nos próximos trimestres. Com essa abordagem, a empresa reforça sua competitividade tanto no mercado interno quanto no internacional, ampliando sua participação e consolidando seu posicionamento global.

“A M. Dias Branco segue inovando, lançando itens de alto valor agregado, como os novos lámens com tecnologia que elimina a fritura do processo de fabricação. Outro destaque é a nova linha de chocolates e biscoitos, com barras de chocolate, bombons com recheio e o Arrozfajor (Fit Food), além da linha de granola com selo de carbono neutro, Granolas Premium Low Carb e Mini Granolas (Jasmine)”, disse a companhia em comunicado ao mercado.

Nos últimos anos, a M. Dias Branco expandiu sua presença por meio de 22 fábricas estrategicamente distribuídas nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Com mais de 16 mil funcionários, a companhia opera 29 Centros de Distribuição (CDs), garantindo a chegada de seus produtos a aproximadamente 300 mil pontos de venda em mais de 3.200 cidades brasileiras. Essa estrutura fortaleceu o resultado da M. Dias Branco por sua capilaridade e posicionamento no mercado nacional.

Fábio Cefaly disse ao Economic News Brasil que com uma estratégia bem definida e investimentos contínuos em inovação, o Grupo M. Dias Branco segue consolidando sua liderança no setor alimentício e se preparando para um 2025 ainda mais promissor.

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