Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Safra do milho pode ser atrapalhada por excesso de chuvas

Safra do milho
Imagem: Pixabay

As intensas chuvas causadas pelo fenômeno meteorológico El Niño estão gerando preocupações entre os agricultores da região Sul do Brasil. O excesso de chuvas pode interferir negativamente no cronograma da safra do milho. A análise é feita pelo professor e pesquisador do centro de agronegócios da FGV-SP, Felippe Serigati.

“Já iniciamos a safra do milho 23/24, que colhemos no verão, só que o excesso de chuvas atrasa a semeadura, o terreno úmido atrapalha as máquinas e a germinação da planta”, conta.

Segundo Serigati, a janela de plantio para o milho é relativamente estreita, e os agricultores podem considerar a possibilidade de optar pelo cultivo de soja se o plantio de milho não for viável.

Publicidade

No entanto, o pesquisador ressalta que ainda é difícil prever a extensão dos danos causados pelas chuvas. Ele menciona que, no curto prazo, pode haver escassez de produtos hortifrútis, que são sensíveis às condições climáticas adversas. Isso não necessariamente resultará em falta de itens como alface e cenoura, mas pode afetar a qualidade e elevar os preços.

Serigati destaca que os produtores serão os mais prejudicados, pois investiram recursos e não terão o retorno esperado. Quanto à safra de inverno, que inclui culturas como trigo, canola e aveia, essas plantas maduras têm uma situação mais favorável e podem sofrer menos impacto.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado