Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Pecnordeste: parceria com a FIEC é destacada pelo presidente da FAEC

Feira une indústria e agronegócio em Fortaleza

Pecnordeste FIEC e SEBRAE fortalecem agronegócio no Ceará
Ricardo Cavalcante, presidente do Sistema FIEC, e Amílcar Silveira, presidente da FAEC, durante o evento (Foto: Divulgação).

Na última quinta-feira (06/06), o industrial Ricardo Cavalcante, Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), participou da abertura da 27ª edição da PECNORDESTE. Este evento, considerado a maior feira do agronegócio das regiões Norte e Nordeste e a maior feira indoor do Brasil, aconteceu no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

Diversidade de Setores e Programação Educativa

Organizada pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Sistema FAEC), através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Ceará (SENAR/CE), em conjunto com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (SEBRAE/CE), a feira abrangeu 14 setores do agronegócio, incluindo apicultura, aquicultura e pesca, avicultura (tanto caipira quanto industrial), bovinocultura (de corte e de leite), carcinicultura, caprinovinocultura, equinocultura, suinocultura, fruticultura, cajucultura, floricultura e paisagismo, além da agroindústria e do setor PET. A programação incluiu palestras, mesas redondas, oficinas e empresas. Ao todo, mais de mil estandes foram montados para a exposição de produtos e equipamentos. O evento se estendeu até o último sábado (08/06).

Interconexão entre Agricultura e Indústria

Durante o evento, Ricardo Cavalcante destacou a relevância da feira para o fortalecimento do agronegócio regional durante sua visita.

Publicidade

“A gente se espanta, porque faz tempo que não vemos no Ceará uma feira tão bonita como essa. Aqui você vê as pessoas se movimentando e fazendo negócios. Essa sinergia entre agricultura e indústria é perfeita. A agricultura processa os alimentos e nós transformamos. Por isso o Sistema FIEC está aqui, com SESI, SENAI, IEL, junto dos nossos sindicatos, para dar todo o apoio a esse setor. De mãos dadas, nós vamos fazer com que o agro cresça cada vez mais no Ceará”, afirmou Cavalcante, enfatizando a sinergia entre os setores.

Leia Também:

Presenças no Evento

Participaram do evento da PECNORDESTE 2024 diversas autoridades e personalidades, incluindo Carlos Prado, 1º Vice-Presidente da FIEC; Chico Esteves, Diretor Administrativo da FIEC; Edgar Gadelha, Diretor Financeiro da FIEC e Presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC); além dos Diretores da FIEC, André Siqueira e Lauro Martins. Também marcaram presença Pedro Alfredo, Conselheiro Fiscal da FIEC; Paulo André Holanda, Diretor Regional do SENAI Ceará e Superintendente do SESI Ceará; Dana Nunes, Superintendente do IEL Ceará; Salmito Filho, Secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará, representando o Governador Elmano de Freitas; Joaquim Cartaxo, Diretor Superintendente do SEBRAE/CE; Cid Alves, Presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE/CE; além de presidentes de sindicatos associados, autoridades políticas e empresários.

Importância da Parceria

Na cerimônia de abertura, Amílcar Silveira, Presidente da FAEC, destacou a força do agro cearense e a importância da união entre as instituições realizadoras.

“O Ricardo Cavalcante é um grande parceiro, com quem ainda vamos construir muitas coisas juntos, pois os nossos negócios se intercalam. A Federação da Agricultura e a FIEC estarão certamente unidas em muitos eventos”, destacou Silveira.

“De mãos dadas, nós vamos mudar a história do agronegócio no estado e no nosso país”, completou o Presidente da FAEC e do Conselho Deliberativo do SENAR-CE.

Presença da Indústria Cearense

A indústria cearense esteve bem representada entre os expositores da PECNORDESTE 2024. O Sistema FIEC e seus sindicatos associados montaram estandes. Entre os sindicatos, estavam Sindilacticínios, Sindialimentos, Sindialgodão, Sindióleos e Sindcarnaúba.

A participação demonstra, sobretudo, o papel da FIEC na promoção da diversificação econômica e na inovação no estado. Por outro lado, o SEBRAE/CE também se destacou no evento, com um espaço voltado para a inovação dos pequenos produtores rurais. Além disso, a instituição apresentou soluções inovadoras para os problemas do setor e promoveu palestras técnicas. Dessa forma, ambos os órgãos evidenciaram seu compromisso com o desenvolvimento econômico e a inovação, contribuindo significativamente para o avanço do setor.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado