
Safra de milho e exportação de soja crescem no Brasil
Com clima favorável e demanda externa em alta, a safra de milho e exportação de soja no Brasil devem bater recordes e reforçar o saldo comercial do agro.
Com clima favorável e demanda externa em alta, a safra de milho e exportação de soja no Brasil devem bater recordes e reforçar o saldo comercial do agro.
O preço do milho no Brasil superou os R$ 90 por saca, alcançando o maior patamar desde 2022. A alta é impulsionada por oferta restrita, demanda aquecida e estoques reduzidos. A valorização pressiona os custos das cadeias de frango, suíno e ovos. Apesar da previsão de melhora com a chegada da safrinha em julho, os preços devem seguir elevados no curto prazo.
A Abag criticou a possível redução na importação de milho, proposta pelo governo, afirmando que a medida desestabiliza o setor, desestimula o plantio e afeta a produção de etanol. A entidade destacou os desafios enfrentados pelos produtores e pediu mais análise
Colheita do milho em junho coincide com festas juninas, destacando-se na culinária e economia brasileira.
Preços reduzidos do milho fortalecem o setor de etanol, consolidando a posição do Brasil no mercado global de biocombustíveis.
O Brasil se tornou o maior exportador mundial de milho, com 56 milhões de toneladas exportadas em 2023.
A safra de soja do Brasil enfrenta um cenário desafiador para 2023/24, com uma previsão de produção de 143,18 milhões de toneladas, uma queda significativa em relação ao esperado. O fenômeno climático El Niño é um dos principais responsáveis por essa revisão, que coloca a safra 7,4% abaixo do ciclo anterior. Além disso, a situação do milho também é alarmante, com uma redução de 16,4% nas estimativas. A consultoria Pátria Agronegócios destaca a importância do monitoramento das condições climáticas, que podem impactar ainda mais a produtividade agrícola. Descubra como esses fatores moldam o futuro do agronegócio brasileiro!
Em 2023, o Brasil atingiu recordes na exportação de soja, com 101,3 milhões de toneladas, e milho, com 55,6 milhões, apesar da redução nas exportações de trigo.
Em 2023, o Brasil se tornou o principal fornecedor de milho para a China, ultrapassando os EUA. Importações brasileiras aumentaram para 8,8 milhões de toneladas.
Safra 2023/24 de grãos no Brasil cai 2,4% devido a condições climáticas. Soja e trigo mais afetados.
MacroSector aponta queda na receita agrícola em 2023; expectativa de crescimento em 2024.
Produtores de soja e milho nos EUA aceleram colheita em 2023/24, com 85% da área de soja e 71% da área de milho já colhidas. Desempenho supera média dos últimos cinco anos.
As intensas chuvas causadas pelo fenômeno meteorológico El Niño estão gerando preocupações entre os agricultores da região Sul do Brasil. O excesso de chuvas pode
A Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) anunciou que o Brasil registrou um marco histórico na exportação de milho em setembro, atingindo o impressionante
A região Nordeste do Brasil se destacou na produção de milho em 2023, projetando uma colheita que ultrapassa em quase 1 milhão de toneladas a