Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Importação

atividade industrial da China em agosto 2025

Atividade industrial da China em agosto 2025 mostra retomada após cinco meses, aponta PMI

A atividade industrial da China em agosto de 2025 surpreendeu ao mostrar crescimento após cinco meses de retração, com o Índice de Gerentes de Compras (PMI) subindo para 50,5. Essa recuperação, captada mais rapidamente pelo setor privado em comparação com os dados oficiais, levanta esperanças para a segunda maior economia do mundo. Apesar de desafios como a queda nas exportações e o aumento dos custos, o otimismo empresarial atinge níveis elevados. Descubra como esses fatores podem sinalizar um ponto de virada para a indústria chinesa e suas implicações globais.

Leia mais »
Vendas indústria de máquinas e equipamentos

Vendas da indústria de máquinas e equipamentos cresce 13,9% até julho

A indústria de máquinas e equipamentos no Brasil cresceu 13,9% até julho de 2025, com receita de R$ 174,5 bilhões. No entanto, desafios de competitividade surgem com o aumento das importações e a maior participação da China. As vendas internas subiram 18,2%, enquanto as exportações caíram 4,4%. Descubra como as mudanças nas exportações e a pressão dos produtos importados moldam o futuro deste setor vital da economia brasileira.

Leia mais »

Alíquota de importação de carros elétricos será elevada antes do previsto, confirma Camex

A alíquota de importação de carros elétricos e híbridos será aumentada para 35% em janeiro de 2027, antecipando a regra prevista. Essa decisão reacende a disputa entre montadoras tradicionais e a BYD, que critica a medida como “chantagem”. Enquanto a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores considera o resultado positivo, o governo busca impulsionar a industrialização local. Entenda como essa mudança afetará o setor automotivo e as reações das montadoras!

Leia mais »
A imagem mostra as bandeiras dos EUA e China para representar que os EUA recuam e reduzem tarifas sobre importações da China

EUA recuam e reduzem tarifas sobre importações da China

EUA recuam nas tarifas sobre produtos chineses e reduzem imposto de 145% para 30%, abrindo espaço para trégua na guerra comercial. Economistas apontam que o recuo nas tarifas dos EUA pode servir como alavanca para uma normalização mais ampla nas relações comerciais.

Leia mais »
Pedro Brandão analisa os 100 dias de governo de Donald Trump em imagem oficial usada em matéria sobre disputa comercial e economia global.

Em 100 dias Trump ampliou disputa comercial e incertezas econômicas, diz Pedro Brandão

Ao completar os 100 dias de governo de Donald Trump, medidas unilaterais aumentaram a disputa comercial e incertezas econômicas. O especialista Pedro Brandão analisa os impactos em países como China, México e Brasil. Com tarifas de até 245%, a instabilidade comercial preocupa o setor produtivo e o afastamento dos EUA de instituições multilaterais ameaça décadas de diplomacia. Veja como essas decisões moldam o futuro econômico global.

Leia mais »